Brasil, mostra a tua cara

Havia feito uma promessa a mim mesma de não entrar em polêmicas, mas não há como calar em certos momentos. Nestes últimos dias vi, através da tv e internet, o caos que o Brasil está. São manifestantes lutando pelos seus direitos, querendo passagens de ônibus e metrôs mais acessíveis. Outros brigando contra a Copa do mundo. E policiais, os mesmos que alguns dias atrás faziam greve por culpa dos seus baixos salários, tentando por ordem em tudo e exagerando na força. E algumas pessoas, no meio de tudo isso, apenas vivendo suas vidas, voltando do trabalho, ou fazendo o seu trabalho, ou ainda indo se divertir.


manifestação

As cenas que vi pela televisão foram de guerra. Atrocidades cometidas pelos dois lados e que um terceiro lado acabou pagando o "pato". Manifestantes depredando locais públicos e privados, eles não veem que esses excessos somos nós que pagamos. Policiais agredindo quem viesse pela frente, não veem que era isso que os manifestantes queriam para desacreditar a polícia.

Posso dizer que nesse caso permaneço em cima do muro. Acho que os manifestantes ou baderneiros, como são conhecidos, estão no seu direito. Mas será que eles esqueceram daquela máxima que diz: "o meu direito termina onde começa o direito do outro". Não teriam direito de chegar em casa, em segurança, as pessoas que estavam em ônibus que foram destruídos, ou que saiam do serviço na hora da confusão. Muitos dizem: "Não é pelos R$ 0,20, é pelo meu direito", outros falam: "Para gastar em estádios de futebol o governo tem, mas para manter a passagem com o preço antigo não" e tem gente contra a Copa.

Leia também:
Menino ensina como se manifestar
Levante sua bandeira: Causas que valem a pena lutar 

Mas agora? Por que não houve manifestação quando o Brasil se inscreveu? Por que não fizeram pique no congresso há anos atrás? Agora é tarde demais para isso. A Copa vai acontecer, a passagem vai subir e se não se acalmarem os ânimos mais pessoas inocentes irão se machucar.

Quanto aos policiais? Eles estão passando dos limites e no momento do "vuco-vuco" não há como saber quem é quem. Estão cumprindo o seu papel, mas estão exagerando na dose. Na minha humilde opinião este caos todo tem caráter político, pois a oposição precisa que a Copa seja um fiasco, para conseguir eleger um presidente. 

Todos tem direito de manifestar a sua opinião e gritar exigindo uma atitude dos seus governantes, pois fomos nós que colocamos essas pessoas no poder do nosso país. Somos responsáveis pelos nossos atos, atitudes e voto. Não deixem de sair as ruas de cara pintada, não deixem de paralisar e  até mesmo de fazer greve. Mas, o principal de tudo, não agridam pessoas ou as privem de seus direitos, pois assim estaremos nos igualando à eles.

Comentários