Como escolher uma escola para o seu filho?

criança na escolaJá estamos no mês de setembro, logo começam as matrículas e rematrículas nas escolas. Muitos pais e responsáveis estão começando a busca por escola dos filhos. Escolher a primeira escola ou decide para qual vai transferir os filhos é uma tarefa muito importante, pois além da proposta pedagógica, infraestrutura, professores, valor de mensalidade e distância de casa, temos que pensar no bem-estar da criança, no aprendizado e qualidade de ensino.



Começar esta procura com antecedência, vai diminuir os riscos de erro na escolha.

Segundo o MelhorEscola.Net a melhor maneira de escolher a escola seria pesquisando sobre as instituições e se informando no site do MEC (Ministério da Educação), pois lá podemos encontrar dados sobre as notas da Prova Brasil de cada escola, município, estado e país.

Na página principal do MelhorEscola.Net há um campo no qual o usuário escolhe como deseja localizar as instituições: por nome, CEP, bairro ou cidade. Pode-se também definir se a busca é por escolas públicas ou privadas. Posteriormente, aparecem todos os colégios com o perfil desejado, podendo-se ainda fazer outras filtragens, como número de alunos, dados da escola, localização...Você pode encontrar várias informações, tais como: endereço, número total de alunos, estudantes por sala, taxa de reprovação, taxa de abandono, nota média no Enem, avaliação de pais e alunos, além de instalações como biblioteca, laboratórios, berçário, internet, quadras, etc.

Utilizando este filtro, os pais podem encontrar as escolas que mais se aproximam da desejada, como nos relata Sérgio Andrade “O site é um filtro, que facilita uma primeira seleção. Só com a ferramenta certamente já é possível excluir muitos colégios que não atendem as expectativas dos pais”.

Visitar as escolas, entretanto, é a melhor maneira de decidir sem erros. Sérgio nos diz que é importante visitar a escola na companhia dos filhos, e que essa visita deve ser feitas no mínimo duas vezes: "a primeira vez seja feita em horários marcados e, depois, sem comunicação prévia".

Sobre o MelhorEscola.Net
O MelhorEscola.Net é um canal de relacionamento entre pais e alunos do ensino infantil ao ensino médio e as respectivas escolas. Possui na base de dados 195 mil escolas cadastradas no MEC e informações públicas importantes para a escolha da escola ideal como endereço, número total de alunos, alunos por sala, taxa de reprovação, taxa de abandono, nota média no Enem, dados do que a estrutura da escola oferece, como biblioteca, laboratórios, berçário, internet, quadra etc.
O site ainda apresenta as avaliações das escolas por pais e alunos e informações inseridas pelas próprias escolas.

Comentários