Dieta da água: Beba com moderação

Estava lendo uma revista de 2009 sobre os exageros que fazem mal à saúde e pasmem, entre os abusos cometidos contra o nosso corpo, em primeiro lugar está o excesso de consumo de água. Graças a essa matéria, resolvi fazer minha própria pesquisa e compartilhar essas informações com vocês. Hoje eu vou falar da água, pois dizem que ela faz emagrecer, desintoxica o organismo e deixa a pele bonita, vamos ver até que ponto isso verdade. Também falarei sobre os mitos e verdades sobre os adoçantes num próximo post. Se você tiver alguma ideia de matéria, algum assunto que você tenha dúvida é só perguntar nos comentários, que eu irei atrás das respostas. Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre a água:

água


Tomar água gelada queima calorias 

VERDADE . Podemos dizer que tudo que é gelado faz com que o organismo trabalhe mais para aquecer. Esse é o caso da água gelada, pois ela está com a temperatura em torno de 4º C, enquanto a do seu corpo é de cerca de 36º C. Ao ingerir a água gelada o organismo irá aquecer este líquido, queimando assim algumas calorias. Mas antes de sair bebendo toda água da geladeira, vale lembrar que a perda calórica é muito pequena, cerca de 17 calorias em 500 ml de água.


Água ajuda a emagrecer

MITO. Como falamos acima, a água gelada pode queimar algumas (poucas) calorias. Mas achar que ela fará você emagrecer é um pouco demais. A água auxilia quem está de dieta. Como? Enganando o estômago, proporcionando um pequeno período de saciedade. Tomar um copo de água entre as refeições é uma boa pedida para disfarçar a fome. Mas nada de exageros.


Tomar água em jejum emagrece

MITO . “A hidratação em jejum é importante para restabelecer os níveis séricos do organismo e a eliminação de toxinas produzidas em resposta ao período sem alimentação”, diz a nutricionista Natália Dourado. Devido a isso e ao fato de que beber água provoca uma distensão gástrica, o que pode acontecer é a sensação de diminuição da fome. Com menos fome, menos comida seria ingerida. Neste caso colaboraria com a perda de peso.


Água com gás engorda igual refrigerante, hidrata menos e ainda causa celulite

MITO . A água com gás não possui açúcar, já o refrigerante, além do açúcar tem também uma grande quantidade de sal, o que também prejudica a saúde e a boa forma. A água com gás hidrata tanto quanto a sem gás. E as celulites são favorecidas pelo AÇÚCAR e não pelo gás.


Beber água durante a refeição atrapalha digestão 

MITO . A princípio, não há nenhuma certeza científica que justifique tal afirmação. O certo é que quando consumimos água durante as refeições, podemos exagerar um pouco, e isso causará desconforto e mal estar, como dor no abdômen ou estufamento.


Preciso beber em média 2 litros de água por dia

VERDADE . A quantia certa seria de 30 a 40 ml/Kg, por exemplo, um indivíduo de 70 Kg teria que beber de 2 litros a 2 litros e 800 ml, já uma pessoa com 50 kg beberia de 1 litro e meio a 2 litros de água. O que devemos levar em consideração é que alguns alimentos como frutas, verduras e legumes, também possuem água e entram nessa contagem.


Beber água faz bem para a pele 

VERDADE . Beber a quantia certa de água (item anterior) ajuda a liberar toxinas que serão expelidas pela urina e pelo suor. Fora que se bebemos a quantia certa de água ficamos hidratados e isso deixa a pele mais vistosa e bonita. Pois sem água o corpo pode sofrer uma desidratação, o que pode deixar a pele sem viço, opaca e quebradiça.


Beber muita água ajuda a eliminar as toxinas do organismo

MITO. Embora esteja no item anterior que a água ajuda a liberar as toxinas, isso não significa que se você se "embebedar" com ela vai ficar purificado. Pois quem "trabalha" no nosso organismo para filtras e liberar as toxinas é o rim, se você ingerir grande quantidade de água ele não vai filtram mais ou melhor. A água em demasia sobrecarrega os rins e causa a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio orgânico. Por isso a importância de beber a quantia certa de água para você. 


Devo beber água mesmo sem ter sede

VERDADE. Nossa necessidade está lá, apenas não sentimos a necessidade no momento. O interessante é ter por hábito consumir cerca de 2 litros de água por dia (de acordo com o seu peso) para manter a temperatura corporal e a hidratação. Isso vale também para o inverno, "que não sentimos sede", mas precisamos tomar o líquido.


Faço exercícios, devo consumir muita água para repor os líquidos

MITO. Pasmem, a água em excesso dilui o sódio, um mineral essencial para a vida humana, pois ele ajuda a conduzir os impulsos elétricos para os músculos, inclusive do coração. A falta dele pode gerar dor de cabeça, desorientação e até parada respiratória.

Para encerrar, a água é nossa fonte de vida, podemos ficar sem comer por semanas, mas sem água não resistiríamos 4 dias. Embora isso, devemos ter sempre em mente, que tudo o que é demais faz mal a saúde. Exageros e abusos podem causar estragos irreparáveis. 

Não se esqueça: BEBA COM MODERAÇÃO.