Dica de leitura: A graça da coisa, Martha Medeiros

mulher lendoComecei a ler um livro esta semana, A graça da coisa, de Martha Medeiros. Há alguns anos atrás, para ser mais específica 13 anos, passei por uma decepção muito grande e que me deixou sem chão. Foi nesse momento que fui apresentada a autora.

Uma amiga, vendo a minha agonia e tristeza, me trouxe vários textos que ela havia pesquisado na internet, mas dentre muitos, o que mais me comovia era "A DOR QUE DÓI MAIS", era a minha dor naquele momento. Fui apresentada aos textos dela e com eles chorei muito, mas também ri e consegui suportar minhas tristeza.

Mas, voltando ao livro, ele é muito bom. Para Martha Medeiros, nossas vidas está um caos generalizado, onde queremos tudo ao mesmo tempo e não temos tempo para nada. Ela relata diversas situações do cotidiano e nos convida a achar graça da coisa, sendo essa coisa nossa própria vida. Como tudo que a autora escreve, este livro também tem aquela linguagem gostosa e inteligente, de fácil compreensão.

A Graça da Coisa

livro a graça da coisaMartha Medeiros, L&PM Editores, 1ª edição, 2013

Sinopse
Que o mundo está uma doidice sem tamanho não é preciso dizer. Que estamos cada vez trabalhando mais, ficando mais tempo no celular e no trânsito, nem se fala. Então como sobreviver, ou melhor, como viver em meio a este caos que se transformou a nossa vida?

Para Martha Medeiros, a grande questão é se desapegar daquilo que é desnecessário, que nos faz mal, que nos atrasa, e enxergar a graça da coisa --sendo a "coisa", no caso, a própria vida. É deixar ideias pré-concebidas de lado, saber rir de si mesmo, se reinventar; estar aberto para encontrar o amor onde menos se espera, é transformar a ansiedade em sabedoria, é saber ouvir, é um conjunto de pequenas atitudes que, se colocadas em prática, vão nos ajudar a levar uma vida mais desestressada e, de quebra, nos surpreender.

Leia também:
Sites com centenas de livros de gratuitos para baixar
Sites para baixar E-books e livros de graça

Reverenciando a tradição da crônica brasileira, Martha Medeiros fala cara a cara com o leitor, mostrando que não estamos sozinhos nas nossas neuroses diárias. Esta coletânea de oitenta textos que abordam os temas mais caros à autora --o amor, o cinema, os relacionamentos,as relações familiares, entre muitos outros-- traz, sem dúvida, alguns dos assuntos sobre os quais mais nos indagamos hoje em dia: um prato cheio para o autoconhecimento.

Comentários