Amor à vida: Preconceitos são atirados na cara do povo


O autor da novela Amor à Vida, Walcyr Carrasco, está jogando os preconceitos no ventilador. Num país que se diz livre e moderno, ainda vemos muitos preconceitos e atitudes desumanas com as minorias e parece que o autor quer abrir os olhos do povo para estas atitudes.

preconceito

Quem nunca vez uma piada sobre o peso do amigo gordinho, ou sobre algum "defeito" de um colega de classe? Na minha vida já presenciei muitas atitudes assim, referentes a mim e outros colegas, na época não se falava em bullying, mas já sofríamos com ele.

Acho um pouco exagerada a forma como o assunto está sendo discutido na novela, mas sempre acho válida qualquer forma de alerta e informação. Nessa novela podemos ver várias vertentes do preconceito e formas de bullying.

Temos o caso da Perséfone (gordinha, amiga, virgem) que revoltou o grande público e a mim também. Pois os amigos e colegas de trabalho não perdem tempo para pisar na obesidade da moça. E ela cai nas loucuras dos amigos em busca de aprovações e aceitação.

No núcleo homossexual, o preconceituoso de plantão é o maior "galinha" da novela, o César. Ele não se esforça nenhum pouco para esconder a sua homofobia, punindo o filho e fazendo com que o funcionário esconda sua opção sexual. Puro preconceito e falta de respeito pelos direitos dos outros.

A abordagem sobre o autismo, no meu ponto de vista esta ótima. E a personagem Linda está cada vez mais em evidência. Mostrar que uma pessoa que tem certas limitações pode viver uma vida normal, mostrar que nesses casos o apoio da família e o amor são essenciais.

Outro assunto a ser abordado ao decorrer da novela será o preconceito racial de Amarillys, quanto o casal homoafetivo, Niko e Eron, adotarem um menino negro, ela irá maltratar a criança e proibirá de chegar perto do seu bebê.

Eu não poderia deixar de falar da Tete pará-choque e para-lama, ex-chacrete, que mesmo depois de vários anos longe das telas do programa do saudoso Chacrinha, ainda é "falada" por ter sido dançarina.

Temos ainda o caso da Joana, mulher madura, apaixonada por um garotão. Sem falar dos maus olhos colocados no Ninho, por ser um Hippie e assim por adiante. Sem me esqueci de alguma coisa por favor me ajudem. Coloque nos comentários a sua opinião.

Comentários