Alimentos que evitam a velhice dos olhos

Nossa visão tem data de validade, com o passar dos anos vai ficando cansada e degenerando. Algumas pessoas podem chegar até mesmo a cegueira. Isso se dá a degeneração macular e está relacionada à idade. Mas pode ser prevenido, e essa prevenção se dá pelo consumo de alguns alimentos saudáveis. Aliás, o consumo desses alimentos não faz bem apenas aos olhos, mas também a saúde de todo corpo.

Vamos falar sobre 5 alimentos que beneficiam a saúde dos olhos e evitam essa degeneração:

Ovos

Os ovos estão sempre na boca do povo. Estudos proíbem os ovos por conta do aumento de colesterol, outros dizem que não são os ovos o grande vilão. Quando estamos falando de saúde dos olhos, mais especificamente a degeneração macular, os ovos se mostram como grandes aliados e até mesmo indicados de dois a quatro unidades por dia.





Pipoca

A pipoca, embora pareça apenas um lanche sem méritos é rica em antioxidantes e substâncias protetoras da saúde da mácula. Desde que seja feita em panela com pouco óleo. A indicação é de 20g por dia (mais ou menos uma xícara de chá de milho).

Alimentos verde-escuros

As folhas verde-escuros (em destaque o brócolis, a couve e o pimentão) são ricas em vitaminas C e E, vitaminas essenciais na prevenção da catarata e diminuem em 17% o risco da degeneração da mácula.

Peixes

Todos sabem que o peixe é uma das carnes mais indicadas pelos nutricionistas, pois é rico em ômega 3 e vitaminas A, B e D. Os peixes mais eficientes são a sardinha, salmão e atum. Nos olhos eles oxigenam a retina e combatem os radicais livres.

Óleo de linhaça e azeite de oliva

Eles ajudam o sistema imunológico a evitar diversas doenças, mas como estamos falando especificamente dos olhos, vamos lá aos benefícios: o óleo de linhaça é rico em vitamina E e ômega 3, ajudando no combate do olho seco. Já o azeite, rico em antioxidantes, protege o globo ocular e retarda 0o envelhecimento ocular.

Comentários