10 Filosofias de Vida: Quem te inspira?

JesusTodos os anos aparecem diversas listas de grandes brasileiros ou grandes personalidades, que fizeram ou fazem algo importante para a humanidade. Concordo que Chico Xavier, seja um grande brasileiro e tenha o respeito da sociedade, mas existem muitas personalidades que poderiam ter ganho o título de o "Maior Brasileiro de Todos os tempos" do SBT com facilidade. E existem pessoas que o simples fato de terem existido já nos trazem felicidade e suas palavras nos trazem conforto e inspiração.

A pedido do Yahoo! fiz uma matéria nesse sentido: 10 filosofias de vida, nela eu coloquei as citações mais inspiradoras que eu conheço. Falo de homens como o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna e o médium Chico Xavier.

Também cito homens de iniciativa como Martin Luther King e Steve Jobs. Não poderia deixar o meu preferido de fora, o meu grande inspirador, Jesus Cristo.

Viver a vida e ser feliz, este é um sonho. Não existe magia para que isso aconteça, mas existem algumas filosofias de vida que nos ajudam a encaram as dificuldades da vida com mais leveza.

Nos dicionários de língua inglesa "Walter Mitty" é sinônimo para pessoas tímidas e sonhadoras, que vivem outra vida em suas fantasias, imaginando situações praticamente irreais, fazendo planos secretos (e que jamais realizarão). A expressão tem origem no personagem de mesmo nome criado pelo escritor americano James Thurber. Ele apareceu pela primeira vez no conto "A Vida Secreta de Walter Mitty", publicado em 1939 na revista The New Yorker. Em 2013 chega aos cinemas o longa-metragem homônimo estrelado e dirigido por Ben Stiller.

Na história, adaptada para o cinema pela segunda vez (a primeira foi em 1947 e tinha o título em português de "O Homem de Oito Vidas"), Walter Mitty é um revelador de filmes fotográficos da revista "Life", famosa por eleger todos os anos o "Homem do Ano", e que vive mergulhado em aventuras que só existem na sua cabeça. No entanto, quando ele perde um importante negativo, terá que sair do mundo dos sonhos e enfrentar a crueza da realidade.

Mitty tem como inspiração várias personalidades que já estamparam as capas da publicação americana. Aproveitando o lançamento do filme, selecionamos citações de personagens reais e fictícios que servem como exemplo e inspiração para a vida.

Steve Jobs

"Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, o mudam." - Comercial "Here's to the crazy ones" ("Isto é para os loucos"), de 1997.


Martin Luther King

"Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado do Mississipi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que um dia que minhas quatro pequenas crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje." - Trecho do famoso discurso "I Have A Dream (Eu Tenho Um Sonho)", em 1963.



Dominique Glocheux

"Colecione sem parar sinais de alegria em sua vida: rituais que sejam só seus, festas surpresa, fotografias de recordação, objetos insólitos, decisões firmes, lembranças de acontecimentos agradáveis, uma lista infinita de suas coisas preferidas, etc. Você dará mais sentido à sua vida. E se tornará um alquimista capaz de transformar o comum em maravilhoso." - Do Livro "A vida é bela".


Paulo Coelho

"(...) porque existe uma grande verdade neste planeta: seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque este desejo nasceu na alma do Universo. É sua missão na Terra. (…) E quando você quer alguma coisa todo o Universo conspira para que você realize seu desejo." - Do livro "O Alquimista".



Ayrton Senna


"Você pensa que tem um limite. Assim que você toca o limite, algo ocorre e você sente que pode ir além. Com a sua força mental, determinação, instinto e experiência você pode chegar muito longe."



Jesus

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa." (Mateus 5:1-11)

Chico Xavier

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (..) Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. (…) O sorriso de fraternidade, a ajuda silenciosa, a humildade sem alarde, a flor da gentileza e o gesto amigo, cabem prodigiosamente, em qualquer parte."
Quando perguntado sobre a frase que mantinha sobre a sua cama "Isso também vai passar", Chico Xavier respondeu que era para lembrar que tudo o que é ruim passa, mas tudo o que é bom também passa.

Antoine de Saint-Exupéry

"A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me! (…) Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas." - Do livro "Pequeno Príncipe"

Sócrates

"Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude não nasce da riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados." - Do livro "Apologia de Sócrates", de Platão

Dalai Lama

"Como todos partilhamos este pequeno planeta Terra, temos que aprender a viver em harmonia e em paz uns com os outros e com a natureza. Isso não é um sonho, mas uma necessidade. Dependemos uns dos outros de tantas maneiras que não mais conseguimos viver em comunidades isoladas e ignorar o que está acontecendo fora delas. Temos que nos ajudar quando enfrentamos dificuldades e precisamos partilhar a boa sorte que temos. Falo a vocês apenas como outro ser humano, um simples monge. Se acharem útil o que eu digo, então espero que tentem praticar."

Comentários