Por que existem pessoas que não sabem dizer 'não'

As pessoas estão sempre se dizendo donas de suas vidas e seguras, mas uma grande maioria sofre com a dificuldade de dizer "não", uma palavra tão frequente em nossas vidas desde a infância que se torna "tabu" na vida adulta. Saber ouvir um não é importante, mas dizer o "não" na hora certa é mais importante ainda. Ninguém é obrigado a nada e nem deve se sentir assim. Mas por que existem pessoas que não conseguem negar nada, mesmo que isso à prejudique e muito? Eis aqui algumas respostas para esta e outras perguntas.

Quem são as pessoas que não conseguem dizer "não"?
Essas pessoas são crianças educadas e reprimidas deste a infância. Os pais geralmente "castram" os filhos, demostrando a eles que suas vontades e opiniões não são necessárias. São crianças extremamente obedientes, que não questionam as ordens. Crescem achando que devem obedecer a todos. "Essa maneira de sempre aceitar as diversas situações tem muita relação com a educação e cultura familiar. Genitores que não valorizaram as produções na infância. Exageradamente rígidos, pouco afetivos, distantes." afirma Odair Comin , escritor e psicólogo clínico, especializado em hipnoterapia, atende na Clínica Delphos.

Por que essas pessoas não conseguem dizer "não"?
Por medo. Medo de ser taxados de chatos, de perder os amigos, de desagradar alguém, de perder o amor. "A primeira e mais evidente resposta é porque não queremos desagradar alguém. Não queremos desagradar a pessoa que nos pede ou tem a ação que nos põe na situação de embate, seja pai, mãe, amigo (a), esposa, marido e até o chefe. É necessário percebermos que, para não desagradar ao outro, desagradamos repetidamente a nós mesmos." afirma Milena Neri Guarnieri, psicóloga clínica e terapeuta corporal.

O que elas sente? Como vivem?
A pessoa se sente manipulada e arrependida de não conseguir negar nada. Esses sentimentos vão entristecendo a pessoa, podendo leva-la a depressão. "A pessoa não consegue colocar um limite, com isso é constantemente invadida pelo outro.", complementa o Odair.

No que isso pode prejudicar a vida pessoal e profissional dessas pessoas?
"Na medida em que se tem dificuldade em dizer não, a pessoa coloca-se invariavelmente em lugares que não gostaria de estar. Isso gera um desconforto recorrente. Por vezes se arrepende, sente-se culpada e fraca, por não ter conseguido dizer não.", diz ainda o psicólogo.

O que se deve fazer para mudar isso?
Toda pessoa tem que ter as rédeas da sua vida, não as entregue a ninguém. Ouvir um "não" não é o fim do mundo, dizer um não não é falta de amor. Não se sinta oprimido e obrigado, pois não faz bem para nenhum relacionamento, seja amoroso, familiar ou profissional, você deve saber se impor.
"Você deve sentir-se livre e confortável para escolher entre o sim e o não e ficar bem com tal escolha. Basta usar o bom senso em cada situação e com cada pessoa. Isso é imprescindível para tornar-se dono de si mesmo.", complementa Odair.

"Não tenhamos receio de procurar ajuda profissional necessária perante dificuldades existentes. O não é um direto nosso, uma forma de honrar e respeitar a nós mesmos. Você não perderá pessoas e sim resgatará e ganhará a si mesmo.", diz Milena.

Comentários