7 Sites para quem quer ser freelancer

trabalhar em casaHá muitas vantagens em trabalhar como "freelancer". A comodidade de fazer seu próprio horário, não ter um patrão e, no caso de que quem realiza trabalhos pela internet, não precisar sair de casa estão entre os atrativos desse tipo de trabalho. Além disso, ser um freelancer não requer, necessariamente, um diploma universitário; o domínio de uma determinada ferramenta ou técnica ajudam o profissional a conseguir bons trabalhos. Por outro lado, é preciso ter consciência de que ter tanta autonomia tem suas desvantagens como a falta de um salário fixo e ter de lidar com situações como rejeições de trabalhos, falta de pagamento do contratante, entre outras.

Para ajudar as pessoas que estão pensando em largar seu emprego fixo e começar a trabalhar como freelancer ou aqueles que querem um dinheiro extra, fizemos uma seleção de sites que podem ser úteis para quem está procurando ofertas de trabalho. Confira:

Prolancer
O site possui como bom atrativo a organização e o design que facilita a localização de oportunidades de trabalho separadas nas categorias: Design e Criação, Fotografia e Audiovisual, Publicidade & Marketing, Redação e Conteúdo, Web e Desenvolvimento.

Freelancer.com
O Freelancer.com é o maior site do gênero no mundo todo e conta com mais de 7 milhões de usuários. Recentemente o portal ganhou uma versão traduzida para o português. Através dele, o freelancer pode encontrar trabalhos em diversas áreas como software, redação, processamento de dados e design, assim como engenharia e ciências, vendas e marketing, contabilidade e serviços legais. No entanto, apesar de ser grande lá fora, a versão em português do site ainda tem poucas ofertas para brasileiros.

GetNinjas
O GetNinjas é um site onde é possível oferecer seus serviços para pessoas de todo o Brasil. Ele é dividido em várias seções e seu foco está na contratação de profissionais para a realização de trabalhos rápidos. Para o profissional é fácil encontrar ofertas de trabalho e obter retorno financeiro imediato. O site foi fundado em 2011 e um ano depois foi eleito a "Startup do Ano" por um site especializado no exterior.

Busca Freela
O Busca Freela pode ser considerado uma espécie de Facebook para profissionais autônomos. Ou, se preferir, uma rede social no melhor estilo Linkedin, onde o foco são os "freelancers". Através dele é possível criar uma rede de contatos e oferecer serviços para outras pessoas.

Escola Freelancer
O site foi fundado pelo português Paulo Faustino, um dos nomes mais conhecidos da blogosfera, quando o assunto é ganhar dinheiro na internet. No Escola Freelancer, o usuário encontra uma verdadeiro arsenal de conteúdo para quem pensa em trabalhar como "freelancer". Embora não seja um local para encontrar trabalho propriamente, o profissional autônomo tem acesso a dicas sobre como começar a trabalhar como "freelancer", quanto cobrar pelos serviços e muito mais.

Freela
O Freela é um dos mais antigos e conhecidos sites de "freelancers" do Brasil. Eles se denominam o maior portal do gênero no país. O design é um pouco desorganizado e ultrapassado, mas o fato é que a grande oferta de trabalhos nas mais variadas áreas é um dos grandes atrativos do site.

Comentários