Como manter as pragas longe da despensa?

despensa organizadaOs insetos e as pragas estão em todos os lugares. Eles são tão pequenos que, às vezes, mal conseguimos vê-los; mas eles estão lá. Dentro de casa, os seus lugares favoritos são a cozinha e a despensa, devido ao acúmulo de alimentos e água. E a dúvida com a qual grande parte das donas de casa se depara é justamente esta: como manter as pragas longe da despensa? Para resolver esse problema consultamos especialistas no assunto, que nos darão várias dicas e soluções.


De acordo com Maria do Horto Nagano, consultoria e treinamentos da DDK Saúde Ambiental, o principal é evitar os 4 "As":
1. Acesso: algumas embalagens já vêm contaminadas com os ovos de insetos no local da compra (ex: supermercados) e são imperceptíveis a olho nu;
2. Abrigo
: as pragas urbanas procuram um lugar seguro para proliferação da espécie, porque encontram um lugar com pouca luminosidade, seco, quente ideal para proteger seus ovos;
3. Alimento
: na despensa encontram de tudo, com aromas e sabores muito atrativo;
4. Água
: está disponível em qualquer lugar da cozinha.

Leia também:
Quais os cuidados necessários para ter um jardim bonito?
Como eliminar as formigas que invadem a casa?

Por sua vez, Alexandre Ortega, idealizador da Franquia DDO ("Desencantador de Obras") alerta para a questão da higiene. Segundo ele a cozinha deve ser limpa frequentemente: "Sempre que houver manipulação de qualquer tipo de alimento, a cozinha deve ser limpa e, de preferência, deve-se passar um pano úmido com vinagre branco em todo o piso, pia e paredes onde as pragas passam".

Complementando a dica acima, Maria do Horto Nagano sugere que a limpeza deve ser feita mesmo que não exista evidência de insetos. Para ela é preciso "ter o hábito de limpar a despensa com produtos de higiene em geral, e o auxílio do aspirador de pó nos cantos e frestas é um aliado da dona de casa". Além disso a especialista avisa: "Quando existem infestações é importante chamar uma empresa especializada em controle de pragas, onde é realizada uma vistoria pelo responsável técnico. Será avaliado o grau de infestação, e as espécies presentes no local, avaliando qual o melhor produto a ser utilizado para proporcionar eficácia e segurança para o cliente".

Por ser um lugar com abundância de alimentos a despensa acaba sendo alvo de diversas espécies de insetos, ainda mais agora no verão. As principais pragas de despensa e da cozinha são:
 
- Moscas (frutas, carnes, doces);
- Formigas (açúcar, café, doces);
- Baratas (chocolates, doces);
- Traças (cereais, farinhas, chocolates, frutas secas);
- Carunchos (grãos, cereais em geral como arroz, feijão…);
- Camundongos (que se instalam na cozinha principalmente dentro do forno do fogão e nos vãos dos armários embutidos, na despensa dentro dos armários onde são guardados quaisquer alimentos que sejam atrativos pelo cheiro como biscoitos, chocolates e até mesmo frutas).

Para prevenir a infestação de formigas e baratas, e espantar as já existentes em sua casa, as dicas de Alexandre Ortega são:
 
- Borrifar vinagre branco na cozinha, após a limpeza, pois o produto afasta as formigas;
- Tampe sempre os alimentos: nunca se sabe por onde as formigas andaram antes de passearem por cima dos seus alimentos;
- Evite levar alimentos para sala, quarto ou outros cômodos da casa;
- Limpe imediatamente todos os vestígios de alimentos ou líquidos que deixar cair;
- Limpe sempre as áreas que ficam embaixo dos eletrodomésticos da cozinha para remover todos os vestígios de alimentos;
- Mantenha as latas de lixo sempre bem fechadas;
- Não deixe vestígios de alimentos nos potes de comida dos animais de estimação. Lave-os sempre que eles terminarem de comer;
- Coloque algumas folhas de louro nos cantos da casa, use-as em todos os cômodos: sala, quartos, cozinha e banheiro, isso funciona muito bem;
- Óleos Essenciais de Eucalipto e Alecrim: Baratas não suportam o cheiro destes óleos. Pingue algumas gotas em um chumaço de algodão e espalhe pelos lugares onde o inseto aparece com mais frequência;
- Ralos: Esta é uma das principais fontes de entrada de baratas em casa. Para evitar que elas entrem pelo ralo, tampe-os com grelhas.

Armazene os alimentos e organize a despensa corretamente
Complementando o assunto, Maria do Horto Nagano nos dá dicas para a correta armazenagem e organização das despensas: "Para armazenar os mantimentos de maneira que eles durem mais, podemos utilizar vários tipos de recipientes, o importante é que todos eles estejam bem vedados, para evitar o acesso de insetos e consequentemente a proliferação destes através dos seus ovos (porque todo o inseto se multiplica por postura de ovos no ambiente). Utilize sacos plásticos vedados (zip), potes plásticos, vidros fechados com tampa ou latas bem fechadas". Para a especialista o recipiente ideal é de vidro "hermeticamente fechado é o melhor porque não permite a entrada de insetos e a contaminação dos alimentos, proporcionando observar o conteúdo sem abrir o recipiente".

Ela ainda alerta para um cuidado extra que as pessoas devem ter: "Na hora de comprar, é muito importante verificar tudo e não só a validade dos produtos. As embalagens devem ser inspecionadas e é necessário observar se elas não se encontram semiabertas, com furos, roídas (principalmente farinhas, achocolatados, bolachas, macarrão, frutas secas, chocolates)". E conclui com uma dica valiosa: "A geladeira pode ser uma grande aliada, pois já é utilizada para guardar os perecíveis (carne, ovos, frutas e verduras, etc.). E ela pode ser usada também para guardar outros alimentos como açúcar e café".

Comentários