O Ex-executivo Que Virou Dona De Casa

Quantas pessoas no mundo não gostariam de se entregar a um sonho? Largar o emprego e trabalhar com o que realmente gostam? Quantas teriam a coragem de abrir mão de tudo o que conquistaram para fazer o que realmente gostam ou se arriscarem em novas experiências?


Há três anos o assessor de imprensa Cláudio Henrique dos Santos (41), jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, fez exatamente isso. Abandonou sua carreira de 20 anos na área de Comunicação Empresarial e hoje é "dona de casa" e pai em tempo integral.

O jornalista iniciou sua carreira como estagiário da Rádio Gazeta, de São Paulo. Trabalhou como assessor de imprensa atendendo clientes como ABRA (Assocação Brasileira do Amianto), CBPO, Eternit e Chrysler do Brasil. Com seu talento foi reconhecido e no ano 2000 ele foi contratado como gerente de imprensa da Renault do Brasil, ocupando as funções de Gerente Executivo de Comunicação e depois de Gerente Executivo de Relações Institucionais.

A grande reviravolta da sua vida aconteceu com o nascimento de sua filha Luíza, que hoje está com seis anos. Quando a menina estava com dois anos, Cláudio Henrique e sua esposa sentaram e decidiram que seria importante que um dos dois mudasse de vida para dar uma assistência maior a ela. Nesse momento ele deixou de lado a carreira de executivo para abrir um negócio próprio, aventurando-se com uma loja de vinhos, e permanecendo com o negócio por um ano e meio.

Mas não foi essa a maior mudança na sua vida. A maior reviravolta ainda estava para acontecer. Para acompanhar a esposa, o ex-executivo deixou de lado suas ambições profissionais mais uma vez. "Minha esposa tinha batalhado a vida inteira para ter uma carreira internacional e achei que não era justo interromper esse sonho quando surgiu a oportunidade", ele explica. "Foi a decisão mais difícil da minha vida. Não é fácil dar um passo desses, ainda mais quando se tem uma carreira bem-sucedida".

Atualmente a família Dos Santos mora nos Estados Unidos. Lá o ex-assessor e ex-empresário, além de ser "dono de casa", é também assistente executivo da sua esposa, que trabalha na área de Recursos Humanos. Segundo Cláudio Henrique no começo era muito estranho. "Eu me sentia um aposentado compulsório aos 38 anos. Mas depois eu fui percebendo que havia um objetivo muito mais importante nessa grande mudança do que a minha realização pessoal, que era a felicidade de toda a família".

Dos Santos explica que no começo sentia falta de tudo: "do trabalho, dos amigos, sofria de uma solidão intelectual enorme". No entanto, a adaptação foi inevitável. "Hoje", ele conta, "passados quase três anos, eu falo com toda convicção que não mudaria absolutamente nada. Mesmo esse começo, que foi muito duro, acabou sendo um processo de grande aprendizagem, de autoconhecimento. Hoje, eu sou muito feliz e só ganhei com a mudança. Ou melhor, acho que a família toda ganhou com a mudança".

Quando questionado sobre se voltaria atrás ou faria algo diferente, Cláudio Henrique desabafa: "Ah, se você fizesse essa pergunta nos meus primeiros seis meses como dona de casa, a resposta seria que faria tudo diferente. Essa história tinha todos os elementos para dar errado. Mas deu tão certo que virou livro. Em 'Macho do Século XXI - O executivo que virou dona de casa. E acabou gostando', eu conto todas as angústias dessa fase inicial". A obra ao qual o ex-executivo foi lançado este ano, e ele já planeja escrever as estórias que conta para sua filha Luíza na hora de dormir.

Para finalizar, Cláudio Henrique explica como encarou sua nova rotina: "Cuidar de uma casa envolve as mesmas responsabilidades de uma empresa - tem logística, estoque, RH, finanças, etc. Mas o meu maior ganho foi poder cuidar da minha filha em tempo integral, poder acompanhar o crescimento dela. Hoje, poucas pessoas, sejam homens ou mulheres, podem ter esse privilégio".

Comentários