Qual é o tipo de produto certo para limpar cada canto da casa?

dia de limpeza Limpar a casa nem sempre é uma tarefa fácil. A indústria de produtos, para facilitar a vida das donas de casa, cresce a cada dia, mas nem todos eles ajudarão, alguns prejudicarão a beleza da sua casa e a sua saúde. Mas como saber qual o produto certo para a limpeza de cada canto da casa? Para nos ajudar nessa tarefa conversamos com Carla Roque dos Santos, Coordenadora Operacional da PLURI Segurança e Serviços .

Segundo a especialista, o uso do produto errado pode causar danos à saúde da pessoa que utilizar e estragar a superfície, "dependendo do pH do detergente usado não tem como recuperar a superfície somente trocando". Para exemplificar Carla Roque dos Santos nos explica sobre a escala do pH:

pH 0 - 7 (ácido): utilizado para limpeza de pedras, inox, alumínio, cimento etc.
pH 7 (neutro): quaisquer superfícies laváveis com sujidade leve.
pH 7 - 14 (alcalinos): utilizado para superfícies laváveis com encardidos de gorduras, óleos, graxas, etc.
As donas de casa devem tomar cuidado com alguns produtos em certas superfícies que podem ser contraindicados, como por exemplo:

Detergente com pH 0 a 6 em superfícies de cerâmicas, porcelanato, granito polido, mármore polido, vidros.
Detergente com pH 8 a 14 em superfícies com tintas, vernizes, pisos, impermeabilizados.
De acordo com a coordenadora, para realizar a limpeza devemos nos preocupar com ciclo de sinner (como ilustrado abaixo), além de outros pontos importantes como a diluição dos produtos, classificação dos pisos, uso correto de epi´s (equipamentos de proteção) e seguir orientações do fabricante.

Cada superfície precisa ser limpa com um tipo de produto, Carla nos cita o pH correto e dá algumas dicas para limpar cada canto da casa:


  • Móveis de madeira: É recomendável apenas o uso de detergente neutro (não alcalino). O ideal é sempre seguir a recomendação do fabricante.
  • Carpetes: É utilizado detergente neutro usado especificamente para limpeza de carpete. Este deve produzir espuma abundante e molhar pouco à fibra. Deve-se escolher um detergente de boa qualidade.
  • Azulejos: Depende do local e área a ser aplicada, em áreas comuns usamos detergente alcalino com pH 8 a 14, nas áreas de saúde utilizamos produtos de acordo com a exigência SCIH / ANVISA.
  • Vidros: Utilizamos detergente neutro e ou baixa alcalinidade dependente do grau de sujidade.
  • Banheiros: Depende tipo de limpeza: leve, pesada ou manutenção - utilizamos detergente alcalino com pH 8 a 14 e hipoclorito de sódio separadamente, pois não podemos misturar produtos conforme orientação normas regulamentadora NR32.
  • Eletrodomésticos: O correto é seguir as orientações do fabricante, geralmente utilizamos detergente neutro.

Comentários