8 mulheres pioneiras do Brasil

Talvez pouca gente se dê conta, mas há dois dias dedicados às mulheres. O primeiro é o 8 de Março, comemorado no mundo todo. No Brasil há outra importante: o dia 30 de Abril. Nessa data comemora-se o Dia Nacional da Mulher, que foi instituída em 1980 em homenagem a uma das mulheres mais ativas da país e considerada uma das primeiras feministas brasileiras, a enfermeira Jerônima Mesquita. Não por acaso, a comemoração coincide com o aniversário desta pioneira que lutou pelos direitos das mulheres.

8 mulheres pioneiras do Brasil

Jerônima tem diversas realizações em seu currículo. Além de ter participado da criação do Conselho Nacional das Mulheres, ela também fundou o Movimento Bandeirante no Brasil.

Além de Jerônima Mesquita, o Brasil tem outras pioneiras. Aproveitamos a data para listas algumas mulheres que lutaram e abriram caminho para que outras também pudesse ter seus direitos reconhecidos e que, portanto, também são dignas de homenagem;

1. A primeira governadora no Brasil
Hoje as mulheres ocupam cada vez mais cargos na política. Se a uma mulher atualmente ocupa o maior cargo do país, quem primeiro trilhou esse caminho foi Iolanda Fleming, eleita m 1986 a primeira governadora de um estado brasileiro.

2. A primeira prefeita de uma cidade brasileira
Há 87 anos Alzira Soriano fez história com a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita numa cidade brasileira. Não por acaso, ela ocupou o cargo em Lajes, Rio Grande do Norte, em 1928. O estado foi o primeiro a dar direito de voto às mulheres.

3. A primeira médica do Brasil
Maria Augusta Generoso Estrella foi a primeira médica do Brasil. No entanto, para se formar ela teve que cursar a Faculdade de Medicina nos Estados Unidos em 1881, pois as universidades brasileiras não permitiam o ingresso de mulheres. Depois dela, em 1887, a gaúcha Rita Lobato foi a primeira mulher a forma-se médica estudando no Brasil.

4. A primeira escritora a chegar à ABL
A escritora Raquel de Queiroz, autora do Memorial de Maria Moura, entre outros livros, foi a primeira mulher a ocupar um acadeira na Academia Brasileira de Letras.

5. A primeira atleta olímpica brasileiraEm 1932, a nadadora Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira a participar de uma edição das Olimpíadas, em Los Angeles.

6. A primeira compositora do Brasil
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, popularmente conhecida como Chiquinha Gonzaga é considerada a primeira compositora do Brasil. É autora da música "Ó abre alas”, considerada a primeira marchinha de Carnaval do país.

7. Primeira mulher no exército brasileiro
Maria Quitéria de Jesus fez história ao ser a pioneira no exército. Ela foi heroína da Guerra da Independência e é considerada a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil, em 1823.

8. Pioneira na luta contra violência doméstica
Maria da Penha fez história ao lutar contra a violência doméstica. Depois de quase ser assassinada pelo marido e acabar paraplégica, ela deu origem à Lei Maria da Penha, que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos.

Comentários