5 quesitos básicos para se dar bem numa entrevista de emprego

Toda entrevista de emprego é a mesma coisa: nervosismo e ansiedade. O importante é estar confiante neste momento para agarrar a vaga dos seus sonhos. Mas como é possível estar nervoso e confiante ao mesmo tempo. As palavras-chaves são organização e preparação. A apresentação deve ser impecável, pontual e caprichada. Para se preparar para uma entrevista, o candidato deve ter em alguns quesitos básicos. São eles:

Pontualidade
A pontualidade é um dos primeiros testes que o empregador faz, pois ao marcar um horário o entrevistado deve estar lá na hora marcada. Nem um minuto de atraso será tolerado. Talvez o entrevistador nem comente ou critique o atraso mas, com certeza, fará um sinal negativo na ficha.
Sendo pontual o entrevistado demonstra compromisso e responsabilidade.

Português em dia
Com a utilização de redes sociais é comum a adoção de um palavreado curto e cheio de vícios de linguagem. Não é necessário falar pomposamente também, mas um português formal e correto dará uma boa impressão ao entrevistador. Mantenha o foco que a vaga será sua.

Vista-se adequadamente
A roupa, assim como o palavreado, deve ser formal. A aparência pode ser decisiva na hora da seleção para uma vaga. Os homens devem ter cuidado com as roupas (não podem estar sujas ou amarrotadas) e com o visual (barba por fazer e cabelo mal cortados). Para as mulheres os cuidados devem ser com, principalmente, as roupas (decotes e roupas muito justas devem ser evitados), outros cuidados são com perfume e maquiagem excessivos, as unhas devem estar bem feitas e o cabelo bem arrumado.

Seja ético
Na hora de justificar o por que não ficou mais tempo em determinada empresa, as pessoas usam como justificativa o chefe e outros colegas, isso não é recomendado, diga então que não se adaptou as regras da empresa, ou, coisa parecida. Outra coisa que deve ser evitada é cometar suas falhas éticas, como por exemplo, contar ao entrevistador que mentiu que estava doente para ir viajar ou que usa o telefone da empresa para fins pessoais. Por mais que você não deva mentir, mas evite entrar nesses assuntos, se for perguntado responda com sinceridade.

Mentiras
Já que citamos as mentiras logo acima, vamos falar delas. Muitos candidatos acham que a mentira é o melhor remédio, mas isso não é verdade. Principalmente se esta mentira for sobre suas aptidões no currículo. Jamais diga que sabe fazer alguma coisa que você não sabe, muitos tem um bom currículo, passam bem pela entrevista e na hora de demostrar a prática são desmascarados. Diga a verdade, que não sabe fazer mas está disposto a aprender. Não minta sobre cursos, empresas em que trabalhou ou trabalhos executados, pois a maioria das empresas vai averiguar e desta forma você fica desmoralizado.

Comentários