9 passos para deixar de fumar

Quantas pessoas morrem por causa do cigarro no Brasil? Não sei, segundo alguns dados e informações em sites, são cerca de 6 milhões de pessoas por ano. Enfisema pulmonar, câncer de pulmão, infarto do miocárdio… a lista das doenças que o cigarro pode causar é longa e o único método de evitar tudo isso é simples: NÃO FUMAR.

9 passos para deixar de fumar

O problema todo é a primeira tragada, depois dela vem a segunda, a terceira e o sujeito já não consegue mais parar. Eu nunca fumei, mas tive um exemplo bem próximo, minha mãe foi fumante por quase 30 anos, ela começou a fumar com 12 anos (dá pra acreditar???). Embora ela tenha fumado por longos anos não ficou com nenhuma doença séria, segundo médicos que já a atenderam ela tem muita sorte por causa disso.

Outro fator que não é levado em conta, é que o cigarro e o álcool, drogas lícitas, são a porta de entrada para diversas outras drogas. Como dia 31 de maio é o Dia Mundial da Luta contra o Tabaco, também conhecido como "Dia Mundial Sem Tabaco" ou "Dia Contra o Cigarro" resolvi escrever este post com nove passos para quem quer deixar de fumar:

A tomada da Decisão
O importante é tomar a decisão de parar de fumar. Se você ainda não tomou a decisão lembre-se das doenças que fumar podem causar. Pense na sua família, nos riscos que você e ela estão correndo. Além da saúde ainda podemos falar mau hálito, dos dentes amarelos, do mau cheiro nas roupas. Temos também a alteração no paladar, tudo que você come perde o sabor.

Escolha uma boa hora para parar
Deixar de fumar é estressante, para entrar nessa empreitada você deve estar em paz e com tranquilidade, pois em momentos de estresse é inevitável acender um cigarro. Procure tentar parar quando estiver de férias ou quando estiver passando por um momento muito feliz, isso vai ser bem mais fácil. A minha mãe, por exemplo, deixou de fumar com o nascimento da primeira neta e se manteve firme durante estes quase treze anos que ela abandonou o vício.

Escolha o dia
Quando estiver decidido e estiver num momento sem estresse e problemas na sua vida, pare de fumar, de uma vez só. Escolha o dia e marque no calendário, avise a família, colegas de trabalho e amigos e se mantenha firme. Se não conseguir parar de uma vez só, vá diminuindo gradativamente, até chegar a um cigarro por dia e depois nenhum.

Preparação prévia

Antes de parar de fumar se prepare. Anote o número de cigarros que você fuma, porque fumou, qual horário fuma mais, qual situação (se é quando está cansado, descontraído, nervoso, relaxado). Isso será importante para o seu autoconhecimento e facilitará a sua luta contra o fumo. Porque isso? Se você fuma quando está nervoso, procure outro método de relaxamento, faça ioga ou ginástica, além de parar de fumar você ainda pode perder aqueles dois quilos a mais. 

Dieta saudável
Uma dieta balanceada e saudável, composta com alimentos com bastante fibras, líquidos, frutas e verduras é ideal nessa fase de desintoxicação. Coma refeições leves, frutas frescas, vegetais, saladas. Se alimente nas horas certas. Além de água, beba sucos de frutas, chás de ervas aromáticas. Evite chás pretos, café, álcool, refrigerante, carne vermelha e chocolate, pois esses alimentos aumentam a necessidade e a vontade de fumar. Suplementos alimentares com vitaminas A, B, C, E e zinco auxiliam por causa das propriedades antioxidantes. É normal aumentar de peso logo que se para de fumar, mas isso normaliza. 


Auxílio de terceiros
Não se envergonhe de pedir ajuda. Avise os amigos, familiares e colegas que você não fuma mais. Peça que não lhe ofereçam cigarros. Quando for a bares e restaurantes sente-se na área dos não fumantes, pois vale aquele ditado popular “Quando os olhos que não veem, o coração não sente”. 

Estado de ânimo positivo
Olhe-se no espelho e diga como você está bem, que não fumar deixou sua pele mais vistosa e cheirosa, que seus dentes estão clareando. Repita para si mesmo o quanto se sente feliz com esta nova etapa da sua vida. Essa positividade fará com que você se sinta mais seguro e confiante e dentro de 4 a 6 semanas a necessidade de fumar irá se extinguir.

Dê a si próprio um presente
Sabe aquele dinheiro que você queimava, literalmente, comprando cigarros? Poupe e compre algum presente para você. Compre algo que você já queria algum tempo, mas não tinha coragem ou dinheiro para comprar, você vale este investimento.

Diga não
Não aceite nenhum cigarro, nunca, de maneira nenhuma. Depois que você parar evite colocar o cigarro na boca novamente. Será difícil, mas você tem que ser forte. Se por acaso não conseguir resistir a tentação, pois você é humano, não se deixe abater e volte a sua rotina. Não ache que tudo está perdido só porque você fumou um cigarro.

Comentários