Cuidados com os olhos no inverno

Como já falamos, anteriormente, o inverno traz consigo diversas complicações na saúde. São gripes, resfriados, dores que se agravam … Como dia 7 de maio é o dia do oftalmologista, falaremos hoje sobre as doenças que acometem os olhos nessa época do ano. Os olhos são muito frágeis e devemos ter diversos cuidados com eles.

No inverno, a doença mais comuns é a conjuntivite, mas existem outras. Entrevistamos a oftalmologista Juliana Freitas, especialista em lentes de contato, córnea e cirurgia refrativa do D’Olhos Hospital Dia para saber quais doenças são comuns no inverno e o que fazer para evitá-las.

Olhos e as doenças de inverno
Com a chegada do inverno surgem as conjuntivites alérgicas e adenovirais (contagiosas). Segundo a oftalmologista a conjuntivite se torna mais propicia nessa época do ano por que os ambientes ficam mais fechados, “assim como a gripe, a conjuntivite é mais frequente no inverno porque as pessoas ficam mais aglomeradas, com janelas fechadas, o que propicia o contágio”.

Outro agravante no inverno são os olhos secos, o nome dado ao conjunto de sintomas dados quando há alteração na qualidade da lágrima, que pode ser tanto na camada de gordura, de água ou de proteínas. “Há pessoas que lacrimejam muito, mas tem olho seco evaporativo”, afirma a dra. Juliana. Os olhos secos podem ocasionar diversos sintomas, tais como: sensação de "areia nos olhos", peso nas pálpebras, olhos vermelhos entre outros. Mas esses sintomas não são relacionados apenas a ele, a oftalmologista relata que eles podem estar relacionados a blefarite ( inflamação na parte externa da pálpebra) e as conjuntivites alérgica e viral.

Segundo a especialista quando nos rendemos a tentação de coçar a situação pode piorar muito, “piora a situação porque lesa as células da superfície ocular, piorando a sensação de ardência e liberando mais mediadores químicos de inflamação e coceira. Não é à toa aquele ditado: ‘comer e coçar é só começar’!”.

Principais cuidados:
- Não coçar os olhos;
- Não levar a mão nos olhos sem que as mãos estejam lavadas o limpas com álcool gel;
- Se utilizar lentes de contato, descartá-las no período correto;
- Utilizar colírio lubrificante e umidificador.



O ar-condicionado pode ser um grande vilão no inverno. É quase impossível fugir dele, pois a maioria dos ambientes é climatizado. De acordo com nossa entrevistada a única forma de diminuir o desconforto é utilizar colírio de lubrificante e umidificador de ar, principalmente os usuários de lente de contato. Quem utiliza lente devem ter cuidados redobrados, “as lentes gelatinosas podem ficar mais desidratadas neste período, então usar o lubrificante sempre que os olhos arderem é fundamental para manter a lente e o olhos hidratados. É fundamental jogar fora as lentes no prazo correto (se forem descartáveis, um mês, não existe lente de 2 ou 3 meses) ou em 1 ano”.

Crianças e mulheres principais atingidos
“As crianças normalmente suportam bem qualquer situação, mas estão mais propensas a pegarem as conjuntivites virais por ficarem muito próximas umas das outras na escola, e porque é a faixa etária mais comum das conjuntivites alérgicas”, afirma a dra. Juliana Freitas. Já as mulheres por causa de alterações hormonais femininas estão mais suscetíveis a terem os olhos secos do que os homens. Segundo a especialista isso se dá por causa das alterações hormonais causadas pelo climatérico e mudanças hormonais. Assim como a pele e a vagina ficam mais secas, os olhos também ficam.

Outras doenças alérgicas como rinite, asma e alergia de pele favorecem o aparecimento desse sintoma e pioram a conjuntivite alérgica, pois normalmente estão associadas. Uma coisa piora a outra. Então, tratar a rinite ajuda no tratamento da conjuntivite alérgica. Para amenizar os desconforto a oftalmologista dá alguns conselhos: “Usar lubrificantes se houverem sintomas de olho seco, como sensação de areia, cisco, ou mesmo ardência. Compressas geladas e não coçar os olhos. Se só isso não funcionar, procurar um oftalmologista”.

Comentários