Faça em casa Produtos de Limpeza verde para um mundo melhor

Gosto muito de pensar no mundo que vou deixar para as minhas filhas e para meus futuros netos, bisnetos, tataranetos, etc... Que tipo de mundo vamos deixar? Vai ter água? Do que vão viver? Só de pensar fico um pouco "louca". Mas devemos nos concentrar e pensar: O que podemos fazer hoje para mudar o amanhã?
Produtos de Limpeza verde

Dia 5 de Junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data esta instituída em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, a ideia era catalisar atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.


Não uma data para ficar destacada em vermelho no calendário, mas para lembrarmos que devemos agir. Os principais objetivos por trás desta comemoração são:

  1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
  2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
  4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Leia também:

7 atitudes para salvar o mundo
Trques caseiros para facilitar o dia a dia

Existem muitos órgãos e Ongs  engajadas nestas causas, mas nós, meros mortais, o que podemos fazer?Alguns passos para mudar o mundo:

  • Devemos pensar mais "sustentavelmente", reaproveite as coisas, recicle;
  • Não ao consumismo, pare de comprar tanto, o consumismo é um dos principais prejuízos para o nosso planeta, 
  • Ensine os seus filhos: Devemos ensinar este preceito aos nossos filhos;
  • Utilizar meios mais naturais possíveis e produtos menos industrializados; tenha uma horta, faça em casa sua comida, pequenas atitudes podem ser muito valiosas.
Outra coisa que prejudica o nosso meio ambiente são os produtos de limpeza, essenciais para manter a casa limpa e cheirosa, mas como cuidar do meio ambiente se estamos aliados ao "vilão"? Simples, podemos utilizar ingredientes comuns para fazer produtos de limpeza baratos, seguros e sustentáveis.

Um bom exemplo é a água e o sabão, com este dois você pode substituir inúmeros produtos para fins específicos. Deixar de molho em água e sabão pode tirar manchas difíceis, ou esfregar até a mancha sair. Começa algumas receitas de produtos de limpeza verde para fazer em casa:

Detergente para lavar a louça
Coloque pequenas lascas de sabão em um frasco tampado e aquecido, cubra-as com água fervendo e deixe dissolver. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa de carbonato de sódio (soda). Pode lavar a louça. Para pratos muito gordurosos acrescente mais 1 colher de sopa de soda ou 1 colher de sopa de vinagre.  

Sabão em pó para roupas
Rale o sabão em pedra e e adicione a mesma quantia de carbonato de sódio (soda). 

Borato de sódio
Embora não seja tão forte quanto a lixívia (água sanitária), o borato de sódio é um bom desinfetante. Guarde fora do alcance das crianças.

Pó de limpeza
Misture sal e bicarbonato de sódio em quantidades iguais e esfregue com um pano úmido.

Espelhos e Azulejos
Misture 1 copo de vinagre branco com 1 copo de água, utilize para limpar manchas e pingos.

Amaciante de roupa
Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de vinagre branco e 2 colheres de sopa de água. Utilize com o amaciante comercial.

Perfumador de ambiente
Mantenha os ambientes bem arejados, isso será bom para a sua casa e sua saúde. Outra dica é utilizar óleos essenciais, flores e plantas naturais.

Comentários