PIS/Pasep: calendário de pagamento para idosos começa em outubro


O Governo Federal liberou o calendário de pagamento do PIS/Pasep para idosos. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (28) em entrevista no Palácio do Planalto pelo Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. Pelo cronograma estabelecido os primeiros a receber o benefício serão os idosos e cotistas com mais de 70 anos de idade. A liberação do dinheiro começa em outubro.

PIS/Pasep: calendário de pagamento para idosos começa em outubro

Depois desse primeiro lote de pagamento, será a vez daqueles que possuem cotas do PIS a receber e que são atualmente aposentados, independente da idade. Em seguida é a vez de idosos que são cotistas do PIS e que se enquadram nas regras que foram estabelecidas na medida provisória editada em Agosto pelo governo. Ou seja, mulheres com 62 anos ou mais e homens a partir de 65 anos de idade.

No total o governo estima que 7,8 milhões de idosos tenham direito de receber o pagamento. Segundo informações da Caixa a média de valor disponível nas contas do PIS desses idosos é de maus de 1.187 reais, sendo que a maioria teria pelo menos 750 reais para receber até o fim de 2016. Com isso espera-se que a medida injete cerca de 16 bilhões de reais na economia brasileira.

Leia também:
Como economizar dinheiro
5 dicas de como acabar com as dívidas

A liberação do dinheiro do PIS para aposentados ficará a cargo da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Pessoas que já possuem conta nesses bancos poderão receber o valor direto na conta. Não há data limite para o saque do dinheiro.

Calendário de saque do PIS para idosos

A partir de 19 de outubro: pessoas com mais de 70 anos de idade
A partir de 17 de novembro: cotistas que já estejam aposentados
A partir de 14 de dezembro: homens com 65 anos ou mais e mulheres com 62 anos

Comentários