10 dicas de livros para dar de presente para seu pai

O Dia dos Pais está chegando e os filhos de todo o país já estão comprando seus presentes. Mas na hora de escolher aquele agradinho para o nosso pai querido, quanta dúvida... As opções são praticamente infinitas. O presente certo para o seu pai depende da personalidade e do estilo de cada um. Há aqueles que são mais tradicionais, outro são mais descolados, alguns são geeks ou nerds, sertanejos, roqueiros, enfim. Cabe ao filho tentar descobrir quais as preferências dele. Se o seu pai é fã de literatura é claro que o melhor presente seja um livro, óbvio. A seguir, fizemos uma lista de 10 livros ou ebooks que você pode presentear o seu pai. Confira baixo:

livros de presente

1 – As Vinhas da Ira
Um Clássico da literatura. O livro rendeu o Prêmio Pulitzer a John Steinbeck e permanece como um dos arquétipos da cultura norte-americana. O autor também foi premiado com o Nobel de Literatura. Nesta obra o escritor retratou o homem moderno diante das dificuldades, a pobreza e a privação em um universo hostil, protagonizado por vítimas da competição e párias sociais. O filme baseado no livro recebeu dois Oscar em 1940, com Henry Fonda no papel de Tom Joad.
2 – O Sol é para todos (To Kill A Mockingbird)
Assim como o livro acima, O Sol é Para Todos é um clássico da literatura moderna. O romance é baseado livremente nas memórias da escritora Harper Lee, assim como em um evento ocorrido próximo a sua cidade natal em 1936, quando ela estava com 10 anos de idade. A obra venceu o Pulitzer em 1960 e é um sucesso de público e crítica. A adaptação para o cinema venceu o Oscar de melhor roteiro em 1962.
3 – Fahrenheit 451
Para os pais mais nerds, Ray Bradbury figura ao lado de Phillip K. Dick e Isaac Asimov como um dos maiores nomes da literatura de ficção científica. Escrito após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1953, revolucionou a literatura com um texto que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas principalmente o cenário dos anos 1950, revelando sua apreensão numa sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra.
4 – O Centauro no Jardim
O gaúcho Moacyr Scliar é um dos maiores nomes da literatura nacional. Suas obras de realismo fantástico garantem boas leituras. Entre seus livros mais impactantes está o Centauro no Jardim. A obra conta a história de um menino chamado Guedali que nasce com a metade do corpo transformada num cavalo.
5 – Agosto
Em tempos conturbados para a política brasileira, nada como uma boa leitura histórica e, ao mesmo tempo, ficcional. Agosto, de Rubem Fonseca, é praticamente uma leitura essencial. A obra narra uma parte importante da história do Brasil na época do último mandato de Getúlio Vargas, contando com maestria os fatos que antecederam o suicídio do presidente do povo, como a tentativa de morte do jornalista Caros Lacerda pelo Anjo Negro.
6 – Cuide dos seus pais antes que seja tarde
Poesia é sempre uma boa pedida para quem curte literatura de qualidade. O Brasil conta com muitos poetas de alto nível como Drummond, Quintana e Bandeira, entre outros. Entre os escritores contemporâneos Fabrício Carpinejar é um dos nomes mais brilhantes. Vale a leitura não só desse como de outros livros seus.

7 – Cem anos de solidão
O escritor colombiano Gabriel García Marquez, prêmio Nobel de Literatura, é dono de um estilo único. Cem anos de solidão é um dos livros mais importantes do mundo. Não por acaso é a obra mais importante do escritor colombiano que tem uma obra vasta. Neste livro o autor conta a história da família Buendía passando por várias gerações e misturando-se com a história do vilarejo de Macondo desde a sua criação até a queda. Para muitos trata-se de uma autêntica enciclopédia do imaginário.
8 – Ficções
Ficções é a obra que trouxe o reconhecimento universal para Jorge Luis Borges, graças, entre outros motivos, ao caráter fora do comum de seus temas, abertos para o fantástico, e à inesperada dimensão filosófica do tratamento.
9 – Olhai os lírios do campo
Uma obra-prima da literatura brasileira. Foi o livro responsável por transformar Érico Verissimo num autor mundialmente conhecido. A obra é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida. Neste livro belo, o autor gaúcho narra a história de Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade.
10 – David Copperfield
Charles Dickens figura na galeira dos maiores escritores de todos os tempos. Poderíamos citar várias obras suas. Escolhemos esta por sua importância na literatura realista. O livro publicado originalmente na forma de folhetim entre 1849 e 1850 é um dos maiores romances do século XIX. Nesta obra acompanhamos a jornada do herói, nascido na Inglaterra dos anos 1820: órfão de pai desde o nascimento, David Copperfield pertence à imensa massa de desfavorecidos que a literatura do século XIX, pela primeira vez, presenteou com o protagonismo.
Bônus
Uma lista de livros é algo muito pessoal, e muitos leitores podem citar outros títulos que poderiam figurar nela. Pensando nisso, listamos mais alguns livros que poderiam tranquilamente substituir os acima caso as obras citas na matéria não sejam encontradas nas livrarias físicas ou online. Veja:
  • Grandes Esperanças, Charles Dickens
  • O Fantasma de Canterville, Oscar Wilde
  • A Guerra dos Mundos, H. G. Wells
  • Eu, Robô – Isaac Asimov
  • Blade Runner – Phillip K. Dick

Comentários