Tuberculose: Sintomas, tratamento e como prevenir?

Antigamente a tuberculose não tinha tratamento, era comum dizer que algum familiar tinha ido para a serra, pois lá os seus pulmões respiravam aliviados. Nesta época não se sabia ao certo o que era a tuberculose. Nessa mesma época, alguns escritores da nossa literatura morreram de tuberculose, pois dormiam mal e se alimentavam precariamente, acreditava-se que eles morriam de amor.

Tuberculose: Sintomas, tratamento e como prevenir?


A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo Bacilo de Koch. Esse bacilo se aloja nos pulmões e pode levar a graves consequências se não for tratada a tempo. Ainda morrem muitas pessoas de tuberculose, cerca de 600 pessoas ao ano, a maioria delas variam entre 30 e 39 anos.
Hoje, a tuberculose possui tratamento gratuito e fornecido pelo SUS, por isso as pessoas devem ficar alertas aos seguintes sintomas:

Sintomas


  • Tosse e escarro por mais de quatro semanas
  • Falta de apetite
  • Emagrecimento
  • Dor no peito
  • Suores noturnos
  • Cansaço fácil
  • Geralmente à tarde, febre baixa. 
Se tiver com tosse e catarro por mais de quatro semana ou os demais sintomas, a pessoa deve ir imediatamente ao médico. Para confirmar o diagnóstico, o médico irá pedir um exame de escarro. Ás vezes é necessário fazer cultura do catarro e radiografia do tórax.

Contágio

A tuberculose é altamente contagiosa e é transmitida pelo ar. Algumas pessoas tem mais facilidade ou propensão a ter a doença:


  • pessoas que vivem com doente de tuberculose pulmonar, especialmente se este doente estiver sem tratamento. Este risco aumenta quando o doente mora em lugares fechados e com pouca ventilação.
  • pessoas que vivem em condições de alimentação e saúde precárias.

Tratamento

O medicamento indicado para essa doença é o antibiótico, mas para fazer o tratamento a pessoa tem que ir ao médico e se certificar que está realmente com a doença. Só ele pode receitar o remédio certo.O tratamento está disponível no SUS e deve durar no mínimo 6 meses. Isso é primordial, pois muitas pessoas param o tratamento antes de receber alta ou de se curar e a doença volta. Como são utilizados antibiótico, o bacilo fica resistente e no próximo tratamento não fará o efeito.

Seguindo o tratamento direito, em seis meses o doente tem 95 % de chance de estar curado.

Vacina

É possível evitar a Tuberculose. Embora muitas pessoas tenham resistência contra as vacinas, casos mais suaves de tuberculose são evitados com a vacinação. Aquela vacina que recebemos ao nascer, a BCG e que é repetida aos seis anos, não evita a tuberculose, mas ajuda a evitar.

Prevenção


  • Como já falamos acima, uma das principais formas de prevenção são as vacinas, manter a vacinação em dia, principalmente a BCG intradérmico, que deve ser aplicada na criança ao nascer.
  • Evite proximidade com pessoas que estão com muita tosse. Mantenha boca e narina coberta com uma máscara para evitar o contágio.
  • Nos primeiros sintomas procure auxilio médico, pois a tuberculose é altamente contagiante, evitando assim de contaminar outras pessoas.
  • Alimentação correta, pois uma boa nutrição evita doenças e facilita a cura.
  • Mantenha a sua casa limpa, arejada e deixe o sol entrar, nesse ambiente é mais difícil o contágio.

Não fique na dúvida, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Aline Ouriques, a gata caminhoneira que está conquistando o Brasil

Sustentabilidade X Consumismo

Masterchef: Receita do Sonho da Chef Paola Carosella