Verão aumenta a incidência de Candidíase, saiba como evitar e curar

As temperaturas mais altas aumentam a procura pelo tratamento contra candidíase. A maioria das mulheres conhecem esta doença, cerca de 80% de nós, mulheres, já fomos diagnosticadas com a candidíase. Mas o que essa doença? Como tratá-la? Como evitá-la? São muitas perguntas, mas pretendemos responder a todas neste post.

Verão aumenta a incidência de Candidíase, saiba como evitar e curar

O que é Candidíase?

Atualmente, vemos a atriz Mônica Martelli fazem propaganda sobre a doença na televisão, mas muitas mulheres ainda sentem vergonha e tem pudor para falar sobre o assunto. E é exatamente por isso que fizemos este post.

A Candidíase é uma doença é causada pelo fungo Candida albicans ou Monilia albicans. Embora seja um mal conhecido das mulheres, principalmente as brasileiras, essa doença também é muito comum em bebês, idosos, diabéticos, mulheres grávidas e pessoas com a imunidade baixa. O ambiente quente e úmido estimula a contaminação fúngica, qualquer extremo de temperatura, para mais ou para menos, enfraquece a imunidade e abre as portas para a candidíase, por isso o verão é a estação mais propícia para a contaminação.

Sintomas

Os sintomas são simples: corrimento esbranquiçado e “coalhado”, coceira intensa e ardor na vulva e na vagina , a candidíase incomoda muito a paciente. O aumento da doença no verão é por causa que muitas mulheres ficam com o biquíni molhado por muito tempo e porque, nas férias, acabam tendo uma vida mais desregulada, ingerem mais bebida alcoólica e alteram sua imunidade.

Quando crônica, a candidíase pode levar a uma inflamação vaginal e do colo do útero. Por isso, não pode ser negligenciada. O problema pode afetar até meninas e virgens e a detecção é feita por coleta da secreção vaginal por meio do exame de Papanicolau. O tratamento é simples, feito com medicamentos orais e pomadas de uso interno.

Cuidados

A vagina tem um pH mais ácido, mas qualquer desequilíbrio deste pH pode favorecer o surgimento de corrimentos. Ele não pode estar nem extremamente ácido e nem alcalino. Para prevenir a candidíase então, é preciso usar calcinhas de algodão, dispensar as calças apertadas nos dias de calor, não usar roupas de material sintético, não ficar com o biquíni molhado por muito tempo, trocar o absorvente interno com frequência, dormir sem calcinha e manter a alimentação balanceada para que a imunidade fique em alta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Aline Ouriques, a gata caminhoneira que está conquistando o Brasil

Sustentabilidade X Consumismo

Masterchef: Receita do Sonho da Chef Paola Carosella