Volta às aulas: porque as aulas presenciais não podem acontecer em 2020

A volta às aulas não devem acontecer mais este ano. Eu falo da aula presencial, onde 30 ou 40 alunos entram numa sala de aula, e estudam durante 4 horas. Onde vão para o recreio, comem a merenda, dividem lanche, ficam abraçados, este tipo de aula não deverá mais acontecer este ano.

sala de aula


Como mãe fico triste, pois o convívio das crianças e jovens com os colegas faz uma diferença enorme no dia a dia. As crianças chegam em casa com histórias para contar, brincadeiras novas que aprenderam, os jovens tem a vida social, conversar com pessoas da idade deles e é óbvio, estudar. Mas eu prefiro que as aulas não voltem mais este ano.

A saúde no meu município já estava precária sem esta pandemia, agora está impossível. Os hospitais da região não tem mais como atender a população e isso não é apenas por falta de leitos de UTI, mas por falta de medicamentos essenciais para o tratamento do COVID-19. Como iremos mandar as crianças e jovens voltar para a escola, para se contaminarem e não ter como se tratar. NÃO TEM COMO.

Eles não respeitariam o uso da máscara, o distanciamento mínimo, tossir no cotovelo ou lavar as mãos a todo momento. Além disso, as escolas públicas mal conseguem manter papel higiênico e sabonete nos banheiros, como irá manter álcool gel para milhares de alunos? NÃO TEM COMO.

Nos grupos que sigo, vejo muitos pais reclamando do trabalho de ensinar, de ser o professor nestes dias de pandemia. É difícil, muito difícil mesmo. Ainda mais que estamos todos estressados: pais, crianças, periquitos e papagaios. Pessoalmente, não tenho tido muito problema, minhas filhas gostam de estudar e fazem as atividades, mas tem dias que não querem nada e fazer uma simples atividade é um martírio. Uma está na educação infantil, mais fácil de ajudar, mas a outra está no segundo ano do ensino médio, estudando conteúdos difíceis, que muitas vezes não lembramos mais.

Mas está difícil para todo mundo. Assisto as aulas da minha filha mais velha, e a maioria das professoras confessam que não são habituadas com os programas que estão dando aulas e que também estão tendo que aprender este novo método de ensinar.

Tudo o que temos que ter neste momento é fé e paciência, tudo irá passar e tudo irá melhorar. Quanto ao ano letivo, depois a gente recupera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Aline Ouriques, a gata caminhoneira que está conquistando o Brasil

Sustentabilidade X Consumismo

Masterchef: Receita do Sonho da Chef Paola Carosella