Como vai a sua autoestima? Aprenda a cuidar dela

Muitas pessoas estão neste mesmo barco, o barco da baixa autoestima. Uma falta de valor próprio e desinteresse por si mesmo. Se você não gosta do que vê diante do espelho ou não se sente amado, você pode estar neste barco. Mas tem como sair dele. Aprenda como:

Como vai a sua autoestima? Aprenda a cuidar dela

Em primeiro lugar façamos um teste rápido. Responda a si mesmo as seguintes perguntas:

💚Quando Você se olha no espelho, gosta do que vê? 

💚Acha que tem qualidades e habilidades notáveis?

💚Consegue resistir a pressão dos amigos e colegas? 
💚Aceita bem críticas válidas? 
💚Sabe lidar com comentários injustos que fazem a teu respeito? 
💚Sente-se amado? 
💚Cuida bem da saúde? 
💚Fica feliz com o sucesso alheio? 
💚Se considera uma pessoa bem sucedida?

Se a maioria das suas respostas foram NÃO, sua autoestima pode estar abalada e você precisa de ajuda.

Se comparar com os outros é um dos principais problemas para quem não tem uma autoestima boa. Isso acontece principalmente com adolescentes, mas muitos adultos também sofrem com isso. A grama do vizinho sempre é mais verde, o emprego da amiga sempre é melhor e se você perde 2kg a colega de academia perde 5. Parece injusto. Mas saiba que você, apenas você é responsável por este sentimento e só você tem o poder de modificar isso. Conheça alguns passos que podem aumentar a sua autoestima:

Ajude as pessoas

Faça uma caridade, doe roupas, doe sangue, se doe. Ajudar os outros e olhar para os problemas de outros que não seja você mesmo, pode te dar uma nova perspectiva de vida. Não faça isso para receber algo em troca ou gratidão, faça apenas pelo prazer de ajudar.

Faça Amigos

Se cerque de pessoas que te valorizem. Não tenha muitos amigos, mas tenha bons amigos. Aqueles que serão verdadeiros nos momentos bons e ruins. Busque pessoas que te levantem o astral quando você não está bem.

Melhore seus pontos fracos e fortaleça seus pontos fortes

Ninguém é perfeito e o ser humano é cheio de falhas e imperfeições, mas ficar se castigando ou se martirizando por causa dos seus pontos fracos vai levá-lo ao fundo do poço. 

Anote seus pontos fortes e seus pontos fracos numa folha e escolha um ponto fraco para trabalhar. Anote a data de sua decisão e faça de tudo para melhorar. Um ponto de cada fez, um passo de cada vez. 

Por exemplo, se quando você se olha no espelho não gosta do que vê, o que você realmente não gosta? É sua pele? Do cabelo? Identifique seus "defeitos" e trabalhe para ver se são reais e como mudá-los.

Se dê valor

Vamos supor que a gente seja como uma nota de R$ 200,00. Ela é valiosa. A maior da nossa moeda. Se você pegar uma nota desse valor e ela estiver amassada ou com um rasgo, ela continuará valendo os mesmos R$ 200,00. Ela não deixa de ter valor por causa das coisas que ela passou. Ela não perde o valor por causa do descuido que as pessoas tem com ela. Assim somos nós. Somos valorosos e continuamos assim, mesmo que nossa visão esteja distorcida pela ação do outro em nossas vidas. Mesmo que o espelho esteja embaçado e não nos deixe enxergar a nossa verdadeira beleza. Temos valor. 

Os últimos anos não foram fáceis, mas está na hora de tomar posse da sua vida, se erguer e viver, pois estamos vivos e assim devemos nos sentir e agradecer pela dádiva.

Se você se identifica com o texto, conhece alguém que se identifique ou apenas gostou, compartilhe nas suas redes sociais. #juntossomosmaisfortes



Comentários