Primeira boneca Barbie com síndrome de down

     Nesta terça-feira (25/05) a empresa Mattel apresenta ao mercado a primeira versão da boneca Barbie que representa uma pessoa com síndrome de down. 

Primeira boneca Barbie com síndrome de down

Desde que foi estreada a boneca Barbie em 1959, a Mattel passou a ser muito criticada por conta do padrão de corpo irreal que a boneca passava para as meninas do mundo todo. Mas em 2016 a empresa resolveu criar uma linha de bonecas mais realistas, inclusivas e com a aparência mais diversificada tendo 4 tipos diferentes de corpos, 7 tons de peles, 22 cores de olhos e 24 penteados. Três anos depois, em 2019, foi criada a linha Barbie Fashionistas onde as bonecas apareceram ainda mais diversificadas representando pessoas com próteses, cadeiras de rodas, vitiligo entres outras. 

Primeira boneca Barbie com síndrome de down

A empresa afirmou trabalhar com a National Down Syndrome Society para representar com precisão uma pessoa com síndrome de down na forma, nas características, roupas, acessórios e até mesmo na embalagem da boneca.
    O presidente e CEO da NDSS, Kandi Pickard, disse em um comunicado:
"Isso significa muito para a nossa comunidade, que pela primeira vez, pode brincar com uma boneca Barbie que se parece com eles". 
e completa: 
"Esta Barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representação. É um grande passo em frente para a inclusão e um momento que estamos a celebrar."

Primeira boneca Barbie com síndrome de down

    A empresa afirma que a boneca foi revisada por um profissional médico, introduzindo assim uma nova escultura facial e corporal de mulheres com síndrome de down, com uma moldura mais curta e um tronco mais longo, seu rosto apresenta uma forma mais arredondada, com orelhas menores, e uma ponte nasal plana, enquanto seus olhos são ligeiramente inclinados em forma de amêndoa, enquanto em suas palmas das mãos encontrasse uma única linha, que de acordo a Mattel, é uma característica frequentemente associada àqueles com síndrome de Down.
Quanto as roupas e acessórios da boneca a empresa conta que o padrão de seu vestido apresenta borboletas amarelas e azuis, cores e símbolos associados à conscientização da síndrome de down. A boneca usa também uma órtese rosa no pé para combinar com seu vestido e seus tênis apresentam um zíper para representar crianças com síndrome de Down, algumas das quais usam órteses para apoiar seus pés e tornozelos. Já em seu colar apresenta um pingente rosa com três divisas ascendentes, símbolo une a comunidade da síndrome de Down pois representa as três cópias do cromossomo 21.


Siga nossas redes sociais:
Nos acompanhe na página do Facebook e no Instagram.

Comentários