Corrimentos: Causas e prevenção

Não existe uma mulher que diga: "nunca tive corrimento", pois todas já tiveram. Pode ser um problema sério, uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) ou apenas a ovulação, mas todas já passaram por esse desconforto. Mas como saber se há algum problema ou está tudo normal? Existem fatos que devemos analisar, tais como: cor diferente, cheiro forte, ardor, dor e coceiras. Se estes itens estiverem anormais, há uma grande chances de haver uma infecção ou DST, ao contrário pode ser apenas um corrimento normal ou até mesmo a ovulação.
corrimento

Para quem acha que o corrimento é um problema apenas de mulheres, está completamente enganado. E o pior é que em homens isso é sintoma de problemas sérios, como as DSTs ou até mesmo câncer de próstata. Tanto homens, quanto mulheres devem procurar o médico em caso de qualquer anormalidade, este sim poderá tirar todas as dúvidas e analisar todos os sintomas e medicar o paciente, caso necessite.

Para saber mais as causas e como evitar os corrimentos, confira algumas perguntas e as respostas abaixo:

Por que ocorrem os corrimentos nas mulheres? Homens também podem ter?

O corrimento feminino é uma coisa natural, salvo os aspectos relatados acima, como odor, dor, coloração. A vagina possui bactérias e fungos que convivem ali, qualquer agente exterior pode causar um desequilíbrio na flora causando infecções e mal estar. Já os homens terão o corrimento em casos de doenças sexualmente transmissíveis e/ou câncer. O cheiro não costuma ser forte.

Leia também:
Câncer de próstata: Esse preconceito não me representa 
10 exames que devem ser feitos periodicamente 
12 alimentos que crianças menores de 2 anos não podem comer 

O que pode causar os corrimentos em homens e mulheres?

Em homens, como já foi falado acima, a causa maior são as DSTs. Em raros casos, tumores e infecção na próstata também podem causar dores e secreções. Já as mulheres, pode ser infecções ou simplesmente a ovulação, neste último caso a cor deverá ser clara e sem odor. 

Sentir coceiras no órgão sexual é normal? O que pode ser esta coceira?

Em homens, podemos citar o chato, parasita que se alimenta de peles e vive nos pelos pubianos. Micoses causados por fungos também causam coceiras. Alergias à tecidos ou produtos de limpeza também não devem ser descartados. As mulheres podem estar com alguma infecção, chato ou até mesmo um câncer na vulva. 

Cuidados e prevenção:

  • Relações, só com camisinha;
  • Prefira cuecas e calcinhas de algodão;
  • Evite o uso de calças apertadas ou jeans;
  • Quando estiver na piscina ou praia, evite ficar muito tempo com as roupas de banho molhadas.
  • Evite coçar a área íntima, pois pode causar fissuras e causar infecções.

Especial para as mulheres:
  • As vezes, durma sem calcinha;
  • Evite dormir de absorvente interno;
  • Troque o absorvente de três em três horas;
  • Evite usar duchas ou sabonetes íntimos, pois prejudica a flora genital.
Fonte: Bem Estar


Comentários