10 exames que você deve fazer periodicamente

Tem coisas que são necessárias e inevitáveis na vida. Uma delas são os exames periódicos, nós mulheres desde que menstruamos nos deparamos com exames e mais exames, mas as vezes alguns ficam de fora, pois não damos a devida importância, vamos ver neste post quais os dez exames que devemos fazer, com que idade e qual a sua periodicidade.


Exame físico

Exames que analisam o corpo como um todo, pre avaliar peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, auscultação cardíaca e pulmonar, análise da pele, cabeça, pescoço, etc., são aqueles check-up que devemos fazer uma vez por ano, até os 45 anos.

Ginecológico

É um check-up íntimo, na área reprodutora, colo do útero, mamas, coleta de materiais para exames. Deve ser realizado uma vez por ano, depois de primeira menstruação.

Papanicolau e colposcopia

São exames de coletas ginecológicas, devem ser feitos uma vez por ano, após os 18 anos, se a mulher tiver mais de um parceiro este intervalo deverá ser menor.

Autoexame dos seios

Se toque, uma vez por mês, qualquer saliência ou endurecimento no seio deve ter o seu valor, qualquer dúvida procure o médico.

Mamografia

Deve ser feito uma vez por ano a partir dos 40 anos. Se houver alguma alteração no autoexame dos seios ou algum caso de câncer de mama na sua família, este exame deve ser feito antes dos 40 anos.

Pressão arterial

Se houver caso na família, obesidade ou hipertensão diagnosticada, deve ser medida quase que diariamente. Em outros casos, uma vez por ano é o suficiente.



Leia também:
Como convencer um homem a fazer o exame de próstata 
A importância do Pré-natal na gravidez

Colesterol

Deve ser feito o exame anualmente, após os 40 anos, ou conforme orientação do seu médico no exame físico periódico.

Eletrocardiograma

A primeira avaliação deve ser feita entre 35 e 40 anos, a partir dai de acordo com a orientação médica. Autoexame da pele Deve ser feito uma vez a cada três meses, avalie o seu corpo, a sua pele, se encontrar qualquer mancha procure um dermatologista.

Exame da pele

Dos 20 aos 39 anos, deverá ser feito de três em três anos, com um dermatologista de sua preferência, e anualmente após os 40 anos.

Exame dos olhos

Consulte um oftalmo a cada dois anos se utilizar óculos ou lentes de contato, e se não usar, de cinco em cinco anos.

Se nós mulheres não estivermos saudáveis, como vamos cuidar dos filhos e da família. Cuidem-se.

Comentários