Qual o protetor solar ideal para você?

O que fazer com este calor todo? Os dias estão cada vez mais quente e a noite é insuportável dormir. Em cidades em que faziam no máximo 37°c hoje fazem quase 50°c, nosso organismo não está acostumado e sente os malefícios do calor. Mas como amenizar esse mal estar e conseguir curtir o verão numa boa? Além de tomar muita água, comer fruta e verduras á vontade, devemos ter um cuidado especial com a pele.

Pele Bronzeada

Usar protetor solar é um dos princípios da pele saudável, mas como saber qual é o fator indicado para a sua pele? E qual tipo de protetor você deve usar para o seu tipo de pele?

Pele normal
Para pele normal, tipo de pele mais comum, que tem um nível de oleosidade controlada sem ressecamento o mais indicado são os sérum, spray ou loção.

Pele seca
Este tipo de pele exige um cuidado maior, pois tem uma tendência de envelhecimento precoce. Para este tipo de pele o ideal é os protetores na versão de cremes, que dão uma hidratada na pele.

Pele sensível
Por ser sensível a pele pode descamar, apresentar vermelhidão, manchas. A opção em matéria de protetor solar deve ser loções ou gel creme.

Fator FPS

É muito fácil dizer peles claras devem usar fator 50 e peles negras fator 15, mas na realidade este cálculo pode ser m pouco mais complexo, li sobre isso no site Pharmácia Specifica e aprendi como descobrir o fator FPS indicado para sua pele e por quanto estará protegida:

Em primeiro lugar você deve saber quanto tempo sua pele aguenta o calor do sol. Mas como assim? Peles mais claras avermelham logo que são expostas ao sol, já as mais escuras demoram mais tempo. Quando você fica exposto ao sol, sem protetor solar, quanto tempo sua pele começa a queimar? 1 minuto, 10, 30. Veja o exemplo: Você deve multiplicar o tempo que sua pele se queima sem o protetor e o fator do protetor que você irá usar: 10 minutos x fator 15= 150 minutos (2hs e 30 min) para você se expor ao sol, ou seja, você deve levar em conta o tempo que pretende ficar exposto e qual a sensibilidade da sua pele para escolher o fator do seu protetor.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante para nós.