Cinco dicas de como acabar com as dívidas

O ano já começou e com ele vem as dívidas do ano passado e as futuras. São impostos, presentes de natal, material escolar, roupas para as crianças e mais as contas mensais, nossa chega dar um cansaço só de falar, imagina ter que pagar tudo isso. Agora junta tudo com os impulsos consumistas que nós temos e acaba afundando nossa vida. Por isso preparei esta lista para você analisar antes de sair por aí gastando o que tem e o que não tem também. São cinco dicas de como acabar com as dívidas:

mulher endinheirada

1- Reúna todas as contas no mesmo lugar

Peça um empréstimo. A ideia pode parecer assustadora, mas se usar a lógica verá que é simples. Você está cheia de conta e não tem como pagar. Vá ao banco e pense nessa possibilidade, estude os juros que irá pagar e verá que o juro das contas serão maior. Tire o dinheiro e pague tudo. E então terá apenas uma parcela para pagar.
Cuidado: alguns empréstimos tem juros abusivos e nunca, mais nunca mesmo, atrase uma parcela, o resultado pode ser terrível.

2- Cortar gastos extras por três meses (e contar aos amigos) 

Corte tudo que for supérfluo, tudo mesmo. Jantares, festas, reunião com os amigos, roupas novas. Reduza seus gastos por 3 meses pelo estritamente necessário. Um ponto importante é avisar aos amigos que está em contenção de despesas e não pode gastar nada além do que realmente precise. Eles irão entender.

Leia também:
7 dicas de como economizar dinheiro 
Equilibrar a maternidade com a vida profissional 
Como ganhar dinheiro na internet

3- Mudar o padrão de consumo 

Uma boa maneira de economizar é optar por marcas "genéricas" nos consumos, como roupas, cosméticos e até mesmo alimentos e produtos de limpeza. Você verá que as trocas farão uma grande diferença no montante. 

4- Comprar em gotas 

Não adianta você comprar diversos itens no cartão de crédito ou cheque especial só porque estão em promoção, nada de encher o tanque do carro e ficar no vermelho. Compre as coisas aos poucos. E lembre-se quem economiza tem. 

5- Escrever suas metas a partir de agora 

Escreva suas metas e objetivos. Quer viajar no fim do ano, veja o quanto tem que economizar durante o ano anterior para não se endividar, tente sempre fugir dos cartões de crédito e do cheque especial. Use-os com consciência e cuidado.

Comentários