Como desintoxicar o organismo depois das festas de fim de ano

alimentos saudaveisTodo mundo sabe que o ano só começa realmente após o carnaval. Terminam-se as férias, começam as aulas. Adeus as cervejinha gelada na beira mar, aos petiscos, churrascos, e olá rotina novamente. Nós nem sentimos o quanto estamos congestionados e intoxicados por uma alimentação desregrada, bebidas alcoólicas e noites sem dormir, mas o nosso organismo, este sim sente os efeitos do nosso descuido.

Mas como nós vamos retornar a nossa vida saudável e desintoxicar o organismo das férias de verão? Para nos ajudar nessa missão quase impossível convidamos a coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera Unipli, Fabiana Costa para nos dar algumas dicas.

MULHER+ Como retomar a dieta após as festas de final de ano e carnaval?

Fabiana Costa: É comum as pessoas exagerarem na ingestão tanto de alimentos com muita densidade energética como de bebidas alcoólicas durante as férias e o carnaval. Sugiro que evitem medidas drásticas como dietas de moda, com grande restrição alimentar para compensar os excessos. O ideal é restabelecer o equilíbrio com a alimentação adequada em energia e nutrientes, além de retomar a prática de exercícios. Priorizar os cereais integrais, frutas e vegetais, além de carnes e lacticínios magros é uma boa conduta. Outra dica é fracionar a alimentação em 6 refeições diárias a fim de estimular o metabolismo.

MULHER+ Como desintoxicar o organismo da alimentação que eu gosto de chamar de "engordiet" e das bebidas que fazem parte destas festas?

Fabiana Costa: A desintoxicação ocorrerá naturalmente a partir do momento em que o indivíduo retomar ou iniciar uma rotina alimentar saudável.

MULHER+ O que faz mais mal a dieta: as bebidas ou a comida?

Fabiana Costa: Dependendo da qualidade e da quantidade ingerida considero os dois igualmente prejudiciais.

MULHER+ Você teria uma dieta desintoxicante para indicar?

Fabiana Costa: Tomar bastante líquido, podendo consumir três xícaras ao dia de chá verde, abolir embutidos, enlatados e açúcar refinado, reduzir o consumo de carnes, priorizando peixe grelhado ou cozido, suco de frutas natural, iogurte ou leite desnatado, verduras e legumes, cereais integrais, além de introduzir uma porção de frutas oleaginosas (nozes, castanha, avelã, amêndoa).

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