8 alimentos naturais envenenados por agrotóxicos

Todos os dias vemos notícias de alimentos adulterados e contaminados que são nocivos a nossa saúde. Primeiro foi o Toddynho (alimento infantil), depois o Ades maçã (consumido por pessoas que tem intolerância a lactose) e por último o leite nosso de cada dia. Alimento que médicos recomendam as crianças, jovens, adultos e idosos.

alimentos envenenados

Quantas vezes você já ouviu as frases: "Toma pelo menos um copo de leite", "Um copo de leite todo dia auxilia na osteoporose", "Criança precisa de leite", "Depois dos 40 anos devemos tomar leite todos os dias". É a história do "Leite Compensado" me deixou muito descrente na humanidade. Fora estes alimentos citados acima existem outros que consumimos diariamente e que nem imaginamos o risco para nossa saúde. São os alimentos contaminados pelos agrotóxicos.

Segundo a ANVISA os alimentos mais contaminados por agrotóxico são:
  1. Pimentão
  2. Uva
  3. Pepino
  4. Morango
  5. Tomate
  6. Abacaxi
  7. Mamão
  8. Alface
Mas esses alimentos diferente dos primeiros que citamos podem ser amenizados. Siga estas dicas:
  • Elimine os resíduos deixando os alimentos de molho por pelo menos 20 minutos numa solução de bicarbonato de sódio e água (1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro d’água) ou numa solução de água sanitária e água (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro d’água).
  • Alimentos com casca como cenoura, tomate, beterraba e frutas, podem ser lavados com esponja e sabão.
  • Uma boa opção (e cara) são os alimentos orgânicos, mas tente ao menos comprar os itens citados acima, para evitar a contaminação.
  • Conhecer o produtos dos seus alimentos pode ser uma boa dica. Mas se isso não for possível, lave com água corrente as partes onde há pequenos buracos (é lá que se acumulam mais resíduos, poeira e sujeira), e retire as primeiras folhas da alface e do repolho.
Leia também:
Leite adulterado no RS 
Suco contaminado pode causar problemas no aparelho digestivo 

Mas qual é o perigo da ingestão de agrotóxicos? 

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas. Consumir produtos por tempo prolongado contaminados por agrotóxicos (por pelo menos 20 anos), pode provocar doenças como câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais. Há evidências que resíduos de alguns agrotóxicos podem estar associados a alterações no sistema endócrino, problemas no desenvolvimento do sistema nervoso e até mesmo a alguns tipos câncer.

Fonte: Beleza e Saúde

Comentários