15 alimentos para substituir na sua dieta para emagrecer e se manter saudável

Fazer dieta não é fácil. Mas as vezes mudar alguns hábitos já é suficiente para baixar alguns dígitos na balança e nos exames de sangue. Para ser saudável não precisa muita coisa, basta um pouco de esforço e criatividade. Temos aqui 15 ideias para substituir alimentos não muito saudáveis por outros mais saudáveis e igualmente saborosos:

15 alimentos para substituir na sua dieta para emagrecer e se manter saudável

Açúcar
O açúcar é um dos principais vilões da dieta saudável, cortá-lo é essencial. Se você não consegue viver sem ele e não abre mão de adoçar o cafezinho, o chá ou o suco, e não tem problemas de diabetes ou triglicerídeos utilize o mel ou até a rapadura para adoçar. Se você tiver as doenças mencionadas ou não gostar das alternativas anteriores, opte pelo estévia, munido de edulcorantes naturais, diferente das outras opções de adoçantes disponíveis no mercado.

Suco pronto
Os sucos de caixinha, mesmo aquelas versões diet e light, são cheios de conservantes. Isso faz muito mal a sua saúde. Nas dietas, a maioria dos nutricionistas, tira o suco e manda os pacientes comerem a fruta, pois o suco não possui a fibra. Mas se você quiser tomar alguma bebida, opte sempre pelo suco natural, preferencialmente de maracujá ou limão.

Queijo branco
Outro ingrediente bastante recomendado nas dietas que não é tão mocinho assim. O queijo branco pode possuir gorduras saturadas. Substitua pelo cottage ou a mussarela de búfala.

Barrinhas de cereal
Já havíamos falado dessas preciosidades aqui. Elas são práticas, doces, e com aparência muito saudável, mas elas cheias de conservantes, corantes e sódio. Se bater aquela fominha entre as refeições, opte por uma fruta in natura ou frutas secas com cereais naturais são as melhores opções.

Leite integral
No leite integral possui muita gordura e atualmente está até perigoso tomar por causa das adulterações. Mas como precisamos ter uma dose diária de lactose para suprir nossas necessidades podemos substituir pelo leite desnatado, ou optar por soluções ainda mais saudáveis como: os leites de arroz, castanhas e amêndoas.

Arroz, massas, pães e carboidratos
Os carboidratos são um dos vilões da dieta, ainda mais para as pessoas que tem diabetes. O ideal é substituir o seu alimento do dia a dia pela versão integral, existem várias opções no mercado.

Molhos para salada pronto
Os molhos de salada prontos, são ricos em gordura, sódio e conservantes, para temperar a sua salada opte por temperos naturais, como o limão, o vinagre balsâmico e o iogurte. Confira aqui algumas receitas de molho de salada.

Óleos vegetais
Os óleos vegetais, como o de soja, milho, girassol e canola, devem ser evitados por possuírem grandes quantidades de gorduras trans quando são aquecidos. Para substituir utilize o azeite extravirgem que é mais saudável, existem também as opções como o óleo de coco e amêndoas que são ricos em nutrientes.

Leia também:
É mito ou verdade??? 13 dúvidas sobre alimentação

Café
Quem não gosta de um cafezinho para revigorar? Se você for um dos adeptos da cafeína tem que reduzir ao máximo. Para manter o pique no dia a dia, substitua pelo chá-verde, o preto ou até o mate, pois são mais saudáveis e também muito saborosos.

Farinhas
Esta dica vai especialmente para as pessoas com intolerância ao glúten, ou sódio e açúcares. Para fazer aquela receita de panqueca ou bolos, substitua a farinha normal por farinha de tapioca.

Frituras
Frango frito, batata frita, bolinho frito. Huummm!!! Se você pensa com eu pensava, esta dica é para você. Tudo o que você faz frito pode e deve ser assado. Até a batatinha frita fica muito saborosa se você pré cozer e depois assar em forno bem quente. Os grelhados e assados podem não ser tão saborosos quanto as frituras, mas são, definitivamente, mais nutritivos e saudáveis. Confira algumas receitas assadas aqui.

Batata e cebola
Por incrível que pareça a batata branca é mais “doce” que a batata-doce. Não no sabor, é claro, mas sim no índice glicêmico. O índice da batata-doce é bem menor que o da batata branca. Já a cebola pode ser substituída pela cebola roxa, pois ela é rica em antioxidantes.

Sal refinado
O sal refinado é um “veneno”, principalmente se você é hipertenso. Opte pelo sal marinho, uma alternativa fácil e barata e muito mais saudável.

Chocolate
Ele deveria ficar fora de qualquer dieta, mas as vezes é impossível resistir, especialmente na TPM. Já que nessa fase fica impossível viver sem chocolate, escolha uma alternativa mais saudável, o chocolate amargo, pois ele possui mais cacau e menos açúcar e gordura. Uma coisa muito importante: fuja das versões diet, pois para manter o sabor é adicionado mais gordura e não fica saudável.

Adições de saúde
Uma última dica são as adições de saúde que não alteram os sabores em quase nada ou nada e ajudam a manter a sua saúde:
  • Farinha de chia;
  • Farinha de banana verde;
  • Farinha de linhaça;
  • Aveia; 
  • Azeite de oliva;
  • Couve (em sucos);
  • Gengibre;
  • e outros (deixe sua dica nos comentários).

Comentários