5 plantas para evitar a queda dos cabelos

Vocês já notaram como nossos cabelos caem? Os meus caíram tanto durante a gravidez que cheguei a pensar que ia ficar careca. Pesquisando na internet vi que é completamente normal a perda de cabelos nessa fase, por culpa dos benditos hormônios e continua ocorrendo essa queda até 6 meses depois do parto, ou até que os hormônios voltem ao normal.

5 plantas para evitar a queda dos cabelos

Outro fator que influencia é a estação do ano, o outono, por exemplo, é a época mais propícia para esta queda. Outro fator é o enfraquecimento dos fios, que pode ser provocado pelo estresse e pela alimentação desequilibrada.

Para que os seus cabelos fiquem fortes e saudáveis, você precisa absorver os nutrientes essenciais e necessários. Se você procurar nas farmácias vai encontrar uma porção de cremes e vitaminas que prometem tratar os cabelos e devolver o brilho, mas alguns desses produtos podem agredir o couro cabeludo. Mas se não quiser arriscar com produtos químicos, você pode usar algumas plantas que ajudam no fortalecimento dos cabelos:

Babosa (Aloe Vera)

babosa para os cabelos
Quem nunca ouviu dizer que a babosa era boa para queda de cabelo? Além de evitar a queda, a planta fortalece os fios. O uso contínuo proporciona um couro cabeluda saudável e com isso os cabelos além de forte, ficam com viço e muito brilho. Os cabelos cacheados ficam mais definidos.

Leia também:
4 receitas caseiras para pele, cabelos e unhas
Como fazer mudas de maçã em casa
Cuidado:? Conheça 9 plantas venenosas

Todos estes benefícios acontecem porque a babosa possui dezoito aminoácidos essenciais à formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e ainda conta com mais de vinte minerais. Ela possui ainda um efeito cicatrizante e é conhecida como ‘a planta da saúde e beleza’, pois seus benefícios vão muito além da questão estética.

IMPORTANTE: Uma informação muito importante é que devemos utilizar apenas a polpa da planta, pois é nela que se concentram seus benefícios e, dependendo da espécie, a casca pode conter substâncias tóxicas.

Para retirar a polpa, basta cortar uma folha e parti-la no comprimento, raspando a "gosma" com uma colher. Lave bem a faca e a colher, pois a babosa é muito amarga.


Receitas de beleza:
Ingredientes:

  • Polpa da babosa
  • 100 ml de água


Modo de preparo: Bata no liquidificador a polpa da babosa com a água. Aplique a mistura no couro cabeludo. Coloque uma touca e deixe agir por pelo menos 30 minutos. Após esse processo é preciso lavar os cabelos normalmente. A aplicação deve feita uma vez por semana, ou ao menos quinzenalmente.

Você pode também misturar a polpa da babosa no creme de hidratação, passe nos cabelos e deixe por 30 minutos. Depois é só enxaguar. O rosto também pode receber uma mistura de babosa e creme, basta deixar secar e retirar com água.

Alecrim

alecrim
Já falaram que tomar uma xícara de chá de alecrim diariamente nos deixaria mais jovens. Essa informação provem do fato dessa planta tão comum ser rica em antioxidantes, além de muitos minerais: ferro, cálcio, fósforo, sódio, zinco, magnésio e as vitaminas A, B e C. Ela faz bem para o cabelo, para pele e para sua saúde em geral, pois combate os radicais livres.

A planta combate a oleosidade do couro cabeludo, uma das grandes responsáveis pela queda capilar, regenera os fios e estimula o crescimento do cabelo.

Receita de beleza
Faça uma infusão com folhas de alecrim bem forte. Faça pouca quantidade (100 ml).  As folhas tanto podem ser secas como ainda verdes. Caso use as folhas ainda verdes, deixe-as na infusão até que a sua cor fique amarelada/desidratada (para que as propriedades sejam extraídas).

Coloque o chá num recipiente com borrifador e pingue 10 gotas de óleo essencial de alecrim. Misture e borrife em todo couro cabeludo, massageie para penetrar o produto. Pode ser usado no cabelo seco, ou no cabelo molhado. Evite usar no comprimento dos fios, use somente no couro cabeludo.

Fazer essa massagem com alecrim 3 vezes por semana. Prolongue o tratamento por 6 meses para notar uma visível diferença.

Jaborandi


jaborandi
O jaborandi tem propriedades que estimulam a circulação sanguínea. Com mais oxigenação, os cabelos ficam fortalecidos. Por isso, a planta é muito usada para auxiliar no tratamento para crescimento de cabelo.

Pesquisas indicam que o jaborandi é bastante eficaz para evitar a queda de cabelo e fortalecer a resistência dos fios. Esse efeito deve-se a sua forte ação tonificante que age diretamente no couro cabeludo. A planta já tem sido utilizada pela indústria farmacêutica na composição de shampoos. A planta jaborandi é riquíssima em uma substância chamada pilocarpina, a qual é responsável por estimular o crescimento dos fios e evitar sua queda.

Para o tratamento dos fios, pode ser usado o chá de jaborandi e o extrato glicólico de jaborandi.


Hortelã

hortelã

A hortelã possui também propriedades antioxidantes, ajuda a conservar o colágeno da pele e cabelo.

A hortelã é um antiandrógeno potente. Especificamente, ela se liga à testosterona livre no seu sistema. Esta é a testosterona não-usada, que é armazenada no couro cabeludo onde irá converter a DHT e fazer seus folículos capilares morrerem.

A hortelã pode ser administrada de várias maneiras. Chá de hortelã é a forma mais comum, embora só seja eficaz se você estiver usando hortelã fresca, não-processada. Também existem comprimidos de extrato de hortelã.

Para uso tópico, pode ser utilizado o chá de hortelã e o óleo essencial de hortelã.

Bardana


bardana
A bardana é uma planta muito conhecida na Europa e tem ação muito eficiente no combate à caspa, controle de oleosidade e queda de cabelo. Possui ação antibiótica, hipoglicemiante, depurativa e alcalinizante, diurética, sudorífera, anti-dispéptica e tônico capilar.

A bardana aplicada diretamente no couro cabeludo penetra no bulbo capilar, limpa e desintoxica melhorando a caspa e fortalecendo o cabelo.

Receita de beleza
Contra a queda dos cabelos é muito eficaz a decocção obtida com 10g de raiz de bardana cortada em pedaços bem pequenos e cozida em pouca água. Quando a raiz estiver suficientemente amolecida, deve ser esmagada e reduzida a uma papa, com a qual se fricciona o couro cabeludo 1 vez ao dia. Você também pode utilizar o extrato glicólico de barbana.

Comentários