Como fazer mudas de maçã em casa

Eu sempre quis ter uma macieira, quando eu digo sempre é sempre mesmo. Eu era pequena, cerca de uns cinco ou seis anos e namorava a macieira que tinha num corredor do lado da casa da minha avó. Ficava olhando pela janela da sala, ela era linda, lembro do caule, das folhas e das maçãs.

Como germinar sementes de maçã


Durante os meus trinta e poucos anos já tentei diversas vezes plantar uma macieira. Separava as sementes, colocava num buraquinho e nada. Várias vezes eu fiz tentativas e nada, nunca consegui a minha mudinha de maçã.

Procurando na internet eu descobri como germinar as sementinhas de maçã e conquistar a minha tão sonhada muda de maçã e quem sabe daqui alguns anos colher maçãs direto do pé. Vou compartilhar a minha experiência com vocês e as fotinhos das minhas mudinhas.

Leia também:
É possível ter plantas dentro de casa, confira os cuidados
Como plantar Rosas


Confira o passo a passo:

  • Compre maçãs fuji ou gala;
  • Separe as sementes;
  • Coloque num guardanapo de papel ou toalha de papel;
  • Acomode dentro de um potinho (pode ser de sorvete, margarina ou qualquer pode com tampa);
  • Umedeça o guardanapo;
Como germinar sementes de maçã

  • Guarde na geladeira;
  • Depois de cerca de uma semana ela estará germinada como na foto abaixo. Ela pode demorar um pouco mais, você terá que olhar de dois em dois dias.
  • Agora ela pode ser plantada na terra;
  • Tenha uma terra de qualidade, corte uma caixa de leite e faça furos em baixo;
  • Encha a caixa de leite com a terra;
  • Faça um furo no centro e acomode a sua semente com a raiz para dentro da terra e a semente para fora;
Como germinar sementes de maçã


  • Tampe com cuidado e regue bem;
  • Mais uns sete dias ela estará assim (foto abaixo);
Como germinar sementes de maçã

  • Aguarde ela crescer um pouco mais e transplante para um pote maior, eu usei uma embalagem de água sanitária de dois litros.
  • Um mês depois ela estará assim (foto abaixo);

Como germinar sementes de maçã
  • Quando ela estiver com uns 15 centímetros pode ser transplantada para terra, definitivamente.

Com esta mesma técnica você pode fazer mudas de pera.

Cuidados:
  • Regue todos os dias, cuide para terra não ficar seca e nem encharcada.
  • Coloque por uma hora no sol;
  • Cuide os matos na volta e os bichinhos que devoram as folhas.



Comentários