Principais feriados do Brasil

Todos os anos no Brasil são celebradas várias datas especiais. No caso das mais importantes, em que se comemoram eventos históricos ou religiosos, o governo pode considerar o dia feriado nacional. Nesse caso os trabalhadores da inciativa privada (e também os funcionários públicos) podem ganhar folga do trabalho. Pode ser uma boa ocasião para passear com a família ou fazer uma viagem (principalmente quando coincidir com um “feriadão”).

Brasil - Praia - Feriado

A seguir vamos ver quais são os principais feriados do Brasil e conhecer um pouco mais sobre cada uma deles.

1º de janeiro (Confraternização Universal)

A data é comemorada no ano-novo, ou seja, em 1º de janeiro. É um feriado comemorado em várias partes do mundo, não só no Brasil. Também é conhecido como Dia da Paz Universal. A data foi proposta pelo Papa Paulo VI em 1967 como forma de promover a paz e a fraternidade entre as nações.

Carnaval

O Carnaval é uma festa religiosa e, ao mesmo tempo, um dos feriados mais importantes do Brasil. Trata-se de uma festa móvel e acontece antes da Quaresma. A data exata varia de ano para ano, ocorrendo 47 dias antes da Páscoa. A data é marcada por festas e desfiles de Escolas de Samba no país todo, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia também:
Folclore brasileiro: Conheças as principais lendas
7 vídeos emocionantes para homenagear sua mãe

Páscoa

A Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a Sexta-Feira Santa e representa a ressurreição de Cristo para católicos e evangélicos, três dias após a Sua crucificação. Trata-se de uma data muito importante também para o comércio, pois é uma tradição presentear familiares e amigos com ovos de chocolate.

21 de Abril (Tiradentes)

Tiradentes é um feriado nacional e oficial. A data tem importância histórica para o país, pois exalta a figura de Joaquim José da Silva Xavier. Considerado o mártir da independência do Brasil e líder da Inconfidência Mineira, ele foi enforcado no dia 21 de Abril de 1792.

1º de Maio (Dia do Trabalhador)

Feriado oficial no Brasil e em outros países, a data geralmente é marcada por comícios de sindicatos de trabalhadores. O dia foi escolhido em homenagem aos trabalhadores de Chicago, Estados Unidos, que fizeram uma grande manifestação em 1886 pelos direitos dos trabalhadores.

7 de Setembro (Declaração da Independência)

Nesse dia o Brasil comemora o Dia da Independência, quando D. Pedro I deu o seu famoso grito às margens do rio Ipiranga em 7 de setembro de 1822 tornando o país independente de Portugal. Nesse dia a maioria das capitais brasileiras realizam desfiles cívicos.

12 de Outubro (Nossa Senhora Aparecida)

A data é reservada para homenagens à Nossa Senhora Aparecida. A santa católica é considerada oficialmente a padroeira do Brasil.

15 de Novembro (Proclamação da República)

Em 15 de Novembro de 1889 o Marechal Deodoro da Fonseca declarou o Brasil uma república, expulsando a família real e inaugurando um novo período na história do país. O feriado nacional, apesar de ter grande importância, não costuma ter grandes comemorações cívicas.

25 de Dezembro (Natal)

O feriado de Natal é comemorado todos os anos no dia 25 de Dezembro não só no Brasil, mas em todos os países de religião cristã. A data celebra o nascimento de Jesus, figura central do cristianismo. Para comemorar o nascimento do Salvador, famílias costumam enfeitar a casa com luzes e, na véspera, jantar e trocar presentes.

Comentários