Folclore Brasileiro: Confira as principais lendas

O Folclore Brasileiro é comemorado no dia 22 de agosto. O dia do Folclore é uma data muito importante. Nosso folclore é rico e cheio de personagens interessantes, tais como o Saci, o Curupira, o Boto Cor-de-rosa, a Iara, entre outros. Mas nosso folclore não se resumi apenas a seres místicos. Folclore é a cultura de um povo, a palavra vem do inglês Folk (que significa Povo) e Lore (que quer dizer Conhecimento), sendo assim, Folclore é o conhecimento do povo.

folclore

O Folclore Brasileiro é misto de culturas indígena, africana, europeia. Nela podemos encontrar os seres folclóricos, como citamos acima, que em algumas regiões a população realmente acredita na existência, entre outras coisas como: Lendas, Danças, Crendices, Canções, Costumes e Festas.

Confira algumas das principais Lendas:

Iara

Conta a lenda que Iara era uma índia muito bonita e adorada pelo pai, o que causava raiva em seus irmãos. Um dia, eles resolveram acabar com essa adoração e tramaram para matá-la. Iara percebeu o que os irmãos iriam fazer e matou eles. O pai não perdoou a filha e como castigo atirou-a entre os Rios Negro e Solimões. Assim, ele virou uma sereia, que encanta os pescadores com seu canto, levando-os para o fundo do rio.

Saci

Muito conhecido pelas histórias do Sitio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, Saci é um moleque travesso que faz a comida queimar e dá nó no rabo do cavalo. Aparece como um redemoinho pulando numa perna só com seu cachimbo na boca.

Curupira

Também é um moleque travesso, mas o seu alvo são as pessoas que prejudicam a natureza. Curupira protege as matas, afastando dela caçadores e lenhadores, ele tem os pés virados para trás e cabelo de fogo, adora assoviar e despistar os inimigos da natureza.

Além desses três, existe ainda o Lobisomem, a mula sem cabeça, a vitória régia, entre outros. Se quiser ver mais Clique aqui.

Brinque bastante no Dia do Folclore e apresente para as crianças estas lendas, as brincadeiras antigas, canções como: Peixe-Vivo, Cai,cai balão, Fui no Tororó, O Cravo e a Rosa, Caranguejo não é Peixe, entre outras. O importante é não deixar nosso folclore morrer.



Comentários