Dicas básicas para evitar a TPM - Tensão Pré Mudança


Toda mudança causa transtornos, mas temos como amenizá-los, evitando dores de cabeça futuras. Organização e planejamento são palavras de ordem, mas o que fazer primeiro na hora da mudança? Em primeiro lugar é preciso muita calma. Existem alguns passos básicos para deixar tudo em seus devidos lugares. Seguindo estas dicas será bem mais fácil realizar a sua mudança com tranquilidade e evitar a TPM - Transtorno Pré Mudança. 

mudanças

Materiais necessários:
Arrume muitas caixas, dê preferência para as pequenas e médias, pois ficam mais leves para serem carregadas e não rasgarão com facilidade. Tenha também: fita crepe, caneta, folhas de ofício, jornal, plástico bolha e cobertores. Tudo será necessário para encaixotar e etiquetar os objetos para a mudança.

Tempo necessário:
Se você estiver programado para se mudar daqui um mês, ótimo: mais tempo você terá para organizar as coisas. Comece empacotando os objetos, roupas, louças, enfeites, CDs e DVDs, quadros, tudo o que não for utilizar dentro deste período.

Como embalar seus pertences:
  • roupas: podem ser colocadas em malas com o cabide, ou nas próprias gavetas cobertas com saco de lixo e etiquetadas, pois assim, ao chegar na sua nova moradia, só é preciso montar o roupeiro e colocá-las no lugar.
  • cozinha: em relação aos talheres pode ser utilizada a ideia das gavetas acima. Já as louças e eletrodomésticos, que são mais frágeis, embale com toalhas, jornais, plástico bolha e panos de prato, isto evitará o atrito entre os objetos.
  • produtos de limpeza e higiene abertos: baldes, cestos, e até mesmo lixeiras são compartimentos ideais para carregar estes objetos, coloque um saco de lixo e dentro, os produtos.
Desmonte tudo com antecedência:
Os móveis devem ser desmontados com antecedência e com cuidado, sempre embalando em jornal e plásticos bolha peças sensíveis. Mantenha os parafusos todos juntos, numa caixa de ferramentas, de preferência etiquetando-os separadamente, isto facilitará na hora de montar tudo novamente. Deixe apenas os colchões, uma mala com algumas roupas, louças e itens pessoais.

Leia também:

Apartamentos: O que fazer para não incomodar os vizinhos?
Como diminuir o estresse

Contrate uma empresa de mudança:
Escolha uma empresa de mudanças de sua confiança e contrate-a com antecedência, de 3 dias para dentro do estado e de 7 dias para interestaduais. Peça referências desta empresa em órgãos de defesa ao consumidor.

Alteração de endereço:
Comunique o seu novo endereço a empresas de cobrança, bancos, lojas nas quais você compra. Agende o desligamento programado de água, luz, telefone, televisão a cabo. E informe o novo endereço para a instalação dos serviços.

Importante:
Documentos, dinheiro, joias e artigos de uso pessoal devem ser levados em bagagem de mão. Para não haver o risco de extravio ou perda. As empresas de mudança não se responsabilizam por objetos pessoais, plantas ou animais. Deve-se ter uma outra alternativa para eles, de preferência contrate uma empresa especializada ou os transporte você mesma. A escolha é sua.

Comentários

  1. Realmente ninguém gosta de mudar nada. Se a mudança estiver na linha de continuidade do que estamos fazendo podemos aceitar mesmo assim com dificuldade.Mas saiu do script, corremos pra nossa zona de conforto.
    Por isso o planejar é importante pois nos prepara para possíveis problemas e até possíveis 'surpresas'.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante para nós.