Vítima de assédio moral no trabalho pode se tornar depressivo


O assédio moral começa com doses homeopáticas, levemente, às vezes a vitima nem nota. Só que as agressões vão aumentando e a pessoa vira alvo permanente de humilhações.

assedio moral

 o que é o assédio moral? Será que eu já fui vítima e não sei? Para nos esclarecer sobre esta violência conversamos com a Dra. Heloisa Junqueira Fleury, psicóloga graduada pela PUC-SP.

O que é assédio moral?
Segundo a Dra. Heloisa “O assédio moral consiste em qualquer conduta abusiva que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa”, desta forma a vítima fica fragilizada. Sempre que você for colocado numa situação vexatória, constrangedora ou humilhante, de forma repetitiva, durante o trabalho, é dito Assédio moral.

Quais são os primeiros relatos de assédio moral na história?
Isso acontece desde sempre, mas o tema só começou a ser estudado e considerado relevante a partir da década de 1980.”Na mais recente edição da revista lançada pela Federação Brasileira de Psicodrama, foi publicado um estudo a respeito do tema. Com o título Restabelecendo o poder de agir: atendimento grupal para assediados moralmente no trabalho, o estudo aborda diferentes formas de assédio moral, suas consequências e apresenta possibilidades de recuperar a força de ação por pessoas que sofreram o abuso”, diz Heloisa Junqueira Fleury. “A exposição à violência gera um processo de degradação progressiva da saúde física e mental do indivíduo, que pode começar com tensão, ansiedade e evoluir para quadros depressivos, podendo culminar até mesmo em suicídio”, complementa a psicóloga Heloisa Fleury, editora da publicação.

Leia também:
9 sinais de alerta para a Depressão
Mexeu com uma, Mexeu com todas
Sucos e Chás que combatem a ansiedade 

Quais as formas de assédio moral?
Dra. Heloisa declara que as práticas de assédio moral podem decorrer de diferentes formas. São elas:
  • Vertical descendente - do chefe para seu subordinado;
  • Vertical ascendente - do subordinado para seu superior;
  • Horizontal - entre colegas de trabalho;
  • Mista - sua ocorrência pode ser individual ou coletiva.
Quais as características da vítima de assédio moral?
Ao contrário do que se pensam, eles são bem competentes e responsáveis no trabalho. São pessoas de conduta invejáveis, o que causa o assédio é a inveja dos demais; São pessoas calmas que sempre desculpam o agressor;Já o agressor precisa se sentir superior as qualidades que a vítima possui. Por isso ele ataca, ofende e diminui essa pessoa, fazendo com que ela e os outros acreditem na sua inferioridade.

De acordo com a Dra. Heloísa isso é um fato cada vez mais presente no novo contexto de vida em que estamos inseridos, onde se constata a banalização da injustiça social, precarização das condições de trabalho, entre outras situações degradantes. “Ainda assim, o respeito e a valorização devem pautar as relações entre as pessoas, independente de suas condições sociais e econômicas, priorizando o equilíbrio e a harmonia”, complementa.

A psicóloga acredita que, para se recuperar do problema, é preciso identificar o que está acontecendo o mais rápido possível. “Valorizar as impressões e sentimentos e buscar alternativas para sair da situação, quanto mais cedo, melhor. Quando estiver difícil de mudar esse cenário, considere a busca de ajuda psicoterápica porque, com o passar do tempo, o caso tende a ficar cada vez mais complexo”, finaliza Heloisa Fleury.

Comentários

  1. Gostaríamos de ter sua autorização para reproduzir esta matéria, com link para este site.
    Gratos pela atenção
    Assediados

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante para nós.