Saiba como usar a televisão para educar seus filhos

Muitos pais tem a televisão como aliada na criação dos filhos e para outros tantos ela é uma vilã. Mas devemos encontrar um ponto de equilíbrio. A televisão pode e deve servir na ajuda de uma educação saudável e de qualidade, tudo depende da forma como a utilizamos. Uma coisa muito errada é a permissão os jogos e desenhos animados livremente. Você já sentou ao lado do seu filho e assistiu ao Pica-Pau, por exemplo.

crianças vendo televisão

Ontem, eu estava assistindo a novela "Guerra dos Sexos" e minha filha (noveleira nata) viu uma das personagens se dar muito mal, ela mentiu e recebeu a consequência, um castigo da própria mãe. Resolvi usar o exemplo a meu favor e explicar que as mentiras causam isso. Posso não estar sendo completamente didática, mas acredito que um exemplo vale mais do que mil palavras e usar o que eles assistem na televisão é um bom método.

Claro que existem os pontos negativos, quando nas mesmas novelas o vilão acaba tomando champanhe em Nova Iorque, mas não deixa de ser uma realidade neste país onde a impunidade prevalece. Não devemos "poupá-los" dessa realidade. Preferiria que ela assistisse apenas programas educativos e para idade dela, mas aí chegamos em outra triste realidade brasileira, nossa televisão aberta não possui uma programação infantil de qualidade.

Leia também:
O que deixar seus filhos assistir na televisão 
Sites gratuitos para crianças na internet 

Tem alguns desenhos espalhados durante a programação, com o Pica-Pau (Record), Todo mundo odeia o Cris (Record),  Futurama (Band), Icarly (Band) e a TVE que passa variados desenhos, mas dificilmente está no ar. Ahhh, como eu poderia me esquecer, o Pokemon.

Essa programação não é suficiente e nem de qualidade, muitos dos programas que eu citei incitam a violência, falam palavrões, tem piadas de duplo sentido, ensinam a trapacear e se dar bem. Muitos deles são bem piores que certas novelas e filmes.

 Veja abaixo algumas dicas!

  • Assista televisão com o seu filho. Você vai notar que vai ser muito mais gostoso tanto para ele quanto para você. E, dessa forma, você pode usar o exemplo do programa mais tarde em alguma situação com seu filho.
  • Não o deixe ficar mais de duas horas em frente à TV, tablets, computadores, smartphones e videogames. 
  • Selecione a programação e determine o que seu filho pode e o que não pode assistir. Para isso, leve em conta o conteúdo do programa e a faixa etária a que ele é direcionado.
  • Aposte na variedade. Seu filho provavelmente já tem seus programas de TV preferidos, mas tente fazer com que ele procure sempre novas opções. Só não se esqueça que, além de educativa, a prática de assistir televisão deve ser prazerosa, então não tente forçá-lo a ver nada que ele não goste.
  • Em caso dele assistir alguma cena imprópria para idade dele, com muita violência ou sensualidade, tente explicar a situação e não deixe que a imaginação dele responda sozinha.

Comentários