Reflita: O que é riqueza para você?

muito dinheiroMeus pensamentos me levam à lugares distantes (dentro de mim), e fico pensativa e complexa, estilo "Ser ou não ser". Um dia desses assisti o Programa Roberto Justus+, onde o assunto era sobre consumismo, egocentricidade e gastos desenfreados. Um assunto que me levou a pensar: “O que é riqueza?".



Para cada pessoa esta palavra tem um significado e importância. Posso dizer com toda certeza que para mim está no fim da fila das coisas que me fariam feliz. E para você o que te faria sentir-se rico?

No dicionário você encontrará:
Riqueza (subst. feminino): Qualidade do que, ou de quem é rico; opulência, abundância de bens, de fortuna. Bens materiais, de valor: possuir muitas riquezas. Fig. Cópia, fartura, abundância de qualquer coisa: riqueza de imaginação. Fertilidade, fecundidade: riqueza do solo. Ostentação, luxo, fausto: a riqueza dos templos antigos.

Para algumas pessoas riqueza é ter o que comer amanhã. Para outras é poder comprar um sapato novo. Ter um pé para calçar os sapatos faz muita gente se sentir rica. Para outros comer um chocolate banhado a ouro ou caviar são coisas do dia a dia. O Brasil é um país de extremos absurdo. De um lado vemos o programa Mulheres Ricas na Band, que me deixa chocada com tanta futilidade e falta do que fazer e do outro lado assistimos aos noticiários onde a miséria e falta de oportunidade leva as pessoas ao fundo do poço.

Às vezes meu pai me pergunta “como o fulano tem caro zero trabalhando na minha profissão?”, e eu digo para ele (e para vocês): “com gavetas cheias de carnês”. Essa nova classe média compra mais, deve mais, e acaba entrando mais pelo cano. Gastam tudo o que ganham e mais um pouco.

E a minha pergunta inicial, o que é riqueza? Para mim riqueza é poder deitar a minha cabeça a noite no travesseiro e dormir, sem medo de SPC, Serasa, cartões de crédito ou credores na minha porta. Ser RICA, para mim, é poder comprar o necessário à vista, sem dever nada para ninguém. É ter liberdade financeira, poder gastar sem medo de não ter amanhã. Eu ainda chego lá. E para você, o que é ser rico?

Comentários