5 filmes sobre viagem no tempo

Viagem no tempo. Este sempre foi um assunto recorrente na literatura e no cinema. E não é por acaso. Afinal, trata-se de um assunto fascinante. Se na vida real é impossível ir para passado ou para o futuro (e, portanto, mudar aquilo que já aconteceu), no mundo da ficção isso é algo corriqueiro e até banal. Ao longo dos últimos 50 anos foram muitos os filmes que exploraram o assunto. Alguns se tornaram verdadeiros clássicos e, mesmo após muitos anos, são muitos cultuados. A seguir listamos 5 filmes onde o tema é abordado de maneiras diversas.


filmes

A trilogia "De volta para o Futuro" (1985-1990)

Diretor: Robert Zemeckis
Elenco principal: Michael J. Fox, Christopher Lloyd e Lea Thompson.
Entre os filmes sobre viagem no tempo esta comédia produzida por Steven Spielberg é um dos mais cultuados em todos os tempos. Na história, o estereótipo de cientista maluco Dr. Emmet "Doc" Brown constrói uma máquina do tempo utilizando um Delorean. Acidentalmente seu jovem amigo Marty McFly acaba entrando no carro e viajando para o passado. Mais exatamente para o ano de 1955. Lá ele interfere no encontro entre seus pais e precisa consertar as coisas antes de voltar para 1985. Do contrário, ele e seus irmãos correm o risco de nunca existirem. O filme teve duas sequências lançadas em 1989 e 1990. Em "De volta para o Futuro 2" Marty e o Dr. Brown viajam para 2015 e em "De volta para o Futuro 3" para 1885.


O exterminador do futuro (1984-2009)

Diretor: James Cameron
Elenco principal: Arnold Schwarzenegger, Michael Biehn e Linda Hamilton.
Atire a primeira pedra quem nunca repetiu a fala "Hasta la vista, Baby", de "O Exterminador do Futuro 2" (também conhecido como T2). O sucesso do filme original deu origem a pelo menos 3 sequências e uma série de TV ("As crônicas de Sarah Connor"). Atualmente está em desenvolvimento o remake do longa de 1984 onde Schwarzenegger deverá fazer uma ponta. A história, repleta de ação e ficção científica, explora a luta entre humanos, liderados por John Connor, e o supercomputador Skynet. À beira da derrota, o computador resolve enviar um exterminador ao passado para matar a mãe de John, e evitar o seu nascimento.

A máquina do tempo (1961)

Diretor: George Pal
Elenco principal: Rod Taylor, Alan Young, Sebastian Cabot
O livro "A máquina do tempo" de H. G. Wells é um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica de todos os tempos. Por outro lado, nenhum dos dois filmes baseados no romance repetiu nas telonas o sucesso do livro homônimo. A produção de 1961, dirigida por George Pal, é a que chega mais próximo disso. Na história, um cientista constrói uma máquina do tempo e viaja 800 mil anos no futuro. Lá ele se depara com um mundo totalmente diferente do que imagina, com a raça humana dividida em duas espécies, sendo uma delas canibal. O filme teve um remake lançado em 2002. Mas, apesar de ter na direção o bisneto de H. G. Wells, Simon Wells, não arrecadou pouco mais da metade do seu custo de produção.

Em algum lugar do passado (1981)

Diretor: Jeannot Szwarc
Elenco principal: Christopher Reeve, Jane Seymour, Christopher Plummer
"Em algum lugar do passado", apesar dos elementos de ficção científica, é uma fantástica história de amor. A música tema é umas das mais belas da história do cinema. O protagonista do filme, Richard Collier é vivido por Christopher Reeve, o eterno "Superman". O papel é um dos poucos pelos quais o ator ainda é lembrado, além do famoso super-herói da capa vermelha, é claro. Na história, Collier é um dramaturgo que viaja no tempo para encontrar a linda mulher por quem se apaixona, após ver a sua foto no salão histórico do Grand Hotel. Trata-se da jovem atriz Elise McKenna que se apresentara ali há exatos 100 anos.

Te amarei para sempre (2009)

Diretor: Robert Schwentke
Elenco principal: Eric Bana, Rachel McAdams, Ron Livingston
Outra interessante história de amor com viagens no tempo como pano de fundo. A história é baseada o livro "The Time Traveler's Wife", de Audrey Niffenegger cujos direitos para o cinema foram comprados por Brad Pitt e Jennifer Aniston. O casal principal da trama deveria ter sido interpretado pelos dois astros de Hollywood, o que acabou não acontecendo. No lugar deles assumiram os papéis Henry DeTamble e Clare Abshire, Eric Bana e Rachel McAdams, respectivamente. O enredo explora o relacionamento entre uma jovem e um homem que viaja no tempo mesmo sem querer. Curiosamente, Rachel McAdams volta a interpretar a namorada de um viajante do tempo no filme "Questão de Tempo", lançado no fim de 2013.


Outros Filmes:

Sobre Pandemia
Sobre Depressão
Sobre Mulheres Fortes
Para Crianças

Comentários

  1. Boa noite Maria
    Realmente agora fiz uma viagem ao no tempo.
    Assisti a todos estes filmes, e o que mais ficou marcado foi; Em algum lugar do passado (Somewhere in Time).
    Lindo e tocante este filme.
    Agradeço por compartilhar, pois deixaram em mim momentos quais tinham ficado adormecidos e como é bom relembrar.
    Abraços sempre
    ClaraSol

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante para nós.