5 filmes para assistir no Setembro Amarelo

O mês de Setembro tem sido utilizado para discutir um assunto muito importante, o suicídio. Este assunto é um tabu em muitas famílias, talvez as pessoas acreditem que se falarem sobre o assunto irão influenciar o suicídio, ou pior, se não falarem estarão protegendo suas famílias.

5 filmes para assistir no Setembro Amarelo

Especialistas alertam que o melhor meio de evitar o suicídio é falando sobre o assunto e descobrindo os sinais para evitar, se não conseguir ajudar, existem diversos órgãos que podem, como o CVV (centro de valorização a vida) e o CAPS (Centro de atendimento psicossocial).

Alguns filmes falam sobre o assunto de uma forma inteligente e mostram alguns motivos que as pessoas possam ter para chegar a essa decisão de tirar a própria vida. Confira a lista:

Leia também:
9 sinais de alerta para a Depressão
3 filmes para assistir no dia das Mães
5 filmes sobre viagem do tempo 

Cake: Uma Razão para viver

Este filme retrata um dos principais motivos que levam a pessoa a pensar em tirar sua própria vida, a Depressão. A personagem principal é vivida pela atriz Jennifer Aniston, que participa de um grupo de terapia e uma das suas amigas desiste de viver e se joga do viaduto. É um vive emocionante e mostra várias fases da depressão e os motivos para lutar contra ela.


Se enlouquecer não se apaixone

Um adolescente com pensamentos suicidas pede socorro e vai parar num hospital psiquiátrico. A história do filme serve de alerta para muitos pais que não dão bola para as crises da adolescência. No hospital o personagem interage com diversos jovens que já tentaram ou pensam no suicídio.



As fases de Helen

A personagem principal do filme, Helen, sofre com o transtorno bipolar, uma doenças até pouco tempo tratada como depressão. Helen tem uma família perfeita, que à ama, amigos e uma vida muito boa, mas tem algo que a perturba, a depressão. No filme encontramos vários esteriótipos da bipolaridade, vale a pena conferir.



As vantagens de ser invisível

O suicídio é algo devastador, não apenas para a família da pessoa que praticou o ato, mas os amigos também sofrem com isso. Este filme retrata a vida de um adolescente depois que seu melhor amigo se matou. Para enfrentar o abismo ele encontrará forças em novas amizades e no amor.



13 razões

Este último não é um filme, é uma série com duas temporadas. A primeira temporada foca nos motivos que levaram a protagonista a se matar. É uma série muito forte e intensa, não recomendada para menores de 16 anos, mas vale a pena ver. Recomendo para os pais, pois mostra vários episódios de coisas que podem acontecer no ambiente escolar e a intensidade que pequenas coisas tem para um adolescente. Na minha opinião, a segunda temporada, rebaixou os sentimentos da protagonista e transferiu para ela parte das culpas alheias, mas é apenas uma série.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Aline Ouriques, a gata caminhoneira que está conquistando o Brasil

Abacaxi com mel para gripe, tosse e pneumonia

10 cursos on-line gratuitos para turbinar o seu currículo