Os 13 porquês e o Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio

'É uma dor que arde sem se ver', não estou falando do amor, e sim do desespero da depressão. Conheço algumas pessoas que já pensaram e até tentaram o suicídio, por achar que era a única solução para a sua vida.


Já ouvi, outras pessoas dizendo que é coisa de gente fraca se matar, mas só de pensar eu chego me arrepiar. Cada um tem uma teoria sobre o suicídio, cada um pode achar um porque, mas na realidade, muitas vezes não há ou são tantos que nem dá para enumerar.

Falaram tanto da série americana sobre o assunto que eu resolvi assistir, "Os
porquês" era o título, muitas vezes até me identifiquei. Na história Anna narra suas tragédias em fitas cassetes, sendo que cada fita é sobre 'um porque'. Anna se mata logo no primeiro capítulo, a cena é dolorosa e terrível, ainda mais quando a gente já é mãe, mas é muito realista.

Na cabeça de adolescente de Anna, uma garota que com toda certeza tem problemas psiquiátricos, cada pessoa descrita nas suas fitas é realmente um pouco culpada da sua desgraça. As pessoas que tentam se matar estão pedindo socorro, e devemos estar de alerta as seguintes frases:

“Eu preferia estar morto”.
“Eu não posso fazer nada”.
“Eu não aguento mais”.
“Eu sou um perdedor e um peso pros outros”.
“Os outros vão ser mais felizes sem mim”.

O que fazer para ajudar:
  • Ouvir, mostrar empatia, e ficar calmo.
  • Ser afetuoso e dar apoio.
  • Levar a situação a sério e verificar o grau de risco.
  • Perguntar sobre tentativas anteriores.
  • Explorar as outras saídas, além do suicídio.
  • Perguntar sobre o plano de suicídio.
  • Ganhar tempo – faça um contrato.
  • Identificar outras formas de dar apoio emocional.
  • Remover os meios pelos quais a pessoa possa se matar.
  • Tomar atitudes, conseguir ajuda.
  • Se o risco é grande, ficar com a pessoa.
Leia também:
Sucos e chás que combatem a ansiedade
5 filmes para assistir no Setembro Amarelo
9 sinais de alerta para a depressão

O que não fazer:

•     Ignorar a situação.
•     Ficar chocado ou envergonhado e em pânico.
•     Tentar se livrar do problema acionando outro serviço e considerar-se livre de qualquer ação.
•     Falar que tudo vai ficar bem, sem agir para que isso aconteça.
•     Desafiar a pessoa a continuar em frente.
•     Fazer o problema parecer trivial.
•     Dar falsas garantias.
•     Jurar segredo.
•     Deixar a pessoa sozinha.

Para ajudar procure os postos de saúde e peça encaminhamento para CAPS da sua cidade ou entrando em contato com o CVV - Centro de valorização a vida www.cvv.org.br ou ligue 141.


Comentários