Kefir: Como conseguir e cuidar?

Lactobacilos vivos, bichinho do iogurte, ou simplesmente Kefir. Alguma vez na vida você já deve ter ouvido falar dessa maravilha. Me lembro quando eu era criança a minha mãe fazia e eu adorava. Quando eu cresci, tentei criar minha própria colônia, mas não tive sucesso, hoje eu sei o porquê, é que esta preciosidade precisa de cuidados.

Kefir: Como conseguir e cuidar?
Kefir batido com morangos

Você não sabe o que é Kefir?

O Kefir é uma colônia de bactérias benignas ao nosso organismo e precisa de certos cuidados para sobreviver, por isso, anos atrás acabei 'matando' meus bichinhos. Segundo informações, Kefir significa bem-estar em Turco e é um segredo milenar guardado a mais de quatro mil anos pelo povo de Cáucaso. Era guardado a sete chaves, até que o principe da região sequestrou sua amada e deve que pagar por sua liberdade com 4 quilos de Kefir ao povo russo. Apartir desse momento o Kefir passou a se espalhar pelo mundo todo.

Para saber quais os benefícios de consumir Kefir clique Aqui.

Leia também:
Coração da banana acaba com a tosse, a asma e bronquite
Sucos e chás que acabam com a Ansiedade

Como obter o Kefir?

Ele é obtido através de doação, uma pessoa que tem distribui as crias dos seus 'bichinhos' e assim por diante. Foi assim que recebi minha segunda chance com o Kefir. Algumas semanas atrás minha mãe me deu uma nova colônia (que ela já havia ganhado de uma amiga) e com ela um monte de recomendações.

Como cuidar:


Eles me foram entregues num vidro de conserva, com 250 ml de leite e coberto com um pano e assim devem continuar. 24 horas depois eu já pude proceder e tomar o meu primeiro iogurte natural, conforme o passo a passo abaixo:


 - Coe o conteúdo do vidro numa peneira dentro de uma jarra ou no liquidificador.

- Lave o Kefir com leite, se quiser lavar com água depois, coloque água mineral.
- Mexa com uma colher ou espátula de plástico ou silicone, evite o metal, pois pode matar as bactérias.


- Depois de coado, lave o recipiente em que estavam os kefir e os devolva, colocando leite até em cima. Deixe 1/4 sobrando em cima.
- Cubra novamente com um pano fino ou guardanapo de papel e coloque em um ambiente escuro, deixe agir por mais 24 horas e repita o processo.
Bebida pronta, 500 ml de Kefir coado batido com uma colher de açúcar e duas colherinhas de suco de morango

Outras dicas:

- Se quiser pode deixar mais tempo, ele ficará mais ácido.
- Pode ser consumido puro, adicionado de alguma fruta, mel ou até mesmo suco em pó.
- O cheiro é meio azedo, como se o leite tivesse azedado, isso é normal.
- Pode substituir o leite em receitas e ser usado para temperar saladas.

Tenho tido ótimas experiências com o Kefir e  pretendo compartilhar com vocês, se gostaram do post deixem um comentário, ou se tiverem alguma dúvida. Até mais.

Comentários