Como fazer para tirar manchas de mofo de roupas

Moro aqui no Sul e este inverno foi chuvoso e úmido, o que aumenta demais o mofo em roupas e paredes. É terrível, nada tira aquelas manchinhas pretas. Como eu sigo algumas páginas no Facebook e sempre que posso experimento algumas indicações das amigas, resolvi buscar uma maneira de tirar o mofo das roupas sem manchar, e não é que eu achei.

como fazer, cortina com mofo

Eu estava com uma cortina com pontinhos pretos de mofo, então procurei nas Marias vem comigo algo que pudesse me ajudar e encontrei: Qboa (alvejante) com açúcar. Fiquei meio insegura e desconfiada, mas resolvi testar, e não é que deu certo. Não manchou o tecido e saiu tudinho. Na página, as meninas indicam essa mistura para desencardir panos de prato e deixar bem branquinhos, também fiz e deu super certo.

A mistura é a seguinte:

1 medida de alvejante
a mesma medida de açúcar
água até cobrir a peça

Mistura o açúcar e o alvejante e coloca água suficiente para mergulhar a peça. Deixe de molho por uns 10 minutos, depois coloca tudo na máquina, acrescenta sabão em pó ou líquido e deixa completar o ciclo normalmente. Fica bem branquinho.

Para roupas coloridas, eu indico testar numa peça que esteja velhinha e que seja do mesmo tecido, para não arriscar de manchar tudo.

Leia também:
Faça em casa produtos de limpeza naturais
Como tirar manchas de caneta de calça jeans

Outra dica valiosa, para quem mora aqui no Sul, é o álcool junto com o amaciante nos dias chuvosos. As roupas não ficam com aquele cheiro de cachorro molhado depois de secas. Basta acrescentar uma colher de álcool no amaciante. Eu experimentei e dá super certo, o álcool acentua o perfume do amaciante e depois que seca, a roupa continua com o cheirinho dele.

Para a parede mofada, aprendi que não tem nada melhor do que o alvejante puro. Colocar num pano e passar. Deixa agir e depois de seco some tudo, inclusive o cheiro. Mas é bom proteger as vias aéreas e os cabelos e usar uma roupa bem velha, pois o alvejante tem um cheiro muito forte e mancha tudo.

Espero que vocês tenham gostado, assim que eu testar mais alguma coisa, venho contar para vocês.

Comentários