15 alimentos para aumentar a imunidade do organismo

Quando falamos em saúde sempre falamos em tratamentos, remédios e cuidados, mas o ideal para se manter saudável é prevenir. Na maioria das vezes ficamos doentes porque estamos com o sistema imunológico desprotegido, assim fica mais fácil pegar gripe, resfriado ou qualquer outra enfermidade.

15 alimentos para aumentar a imunidade do organismo

Uma forma de se manter saudável é manter o sistema imunológico protegido e isso pode ser mais simples do que parece. Com uma alimentação balanceada podemos alcançar este objetivo. Sempre ouvimos (ou lemos) que gordura faz mal, os açúcares, carboidratos e cia tem que ser consumidos com parcimônia, mas o que comer para ser saudável? Confira 15 alimentos que aumentam a imunidade:

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que aumentam a produção de glóbulos brancos, essenciais para combater as infecções. Algumas frutas ricas em vitamina C: laranjas, limões, tangerina, abacaxi, morangos, kiwi, entre outras.

Pimentões vermelhos

Os pimentões vermelhos são ricos em vitamina C e betacaroteno. Assim como as frutas cítricas ajudam contra infecções. Os pimentões mantém a saúde dos olhos e da pele.

Brócolis


Um alimento muito saudável é o brócolis. Ele é rico em vitaminas A, C e E. Ele também é rico em fibras e antioxidantes. O brócolis deve ser consumido al dente para não perder suas propriedades.

Alho

Além de ser um tempero saboroso, o alho faz um bem enorme para a saúde. Suas propriedades ajudam a reduzir a pressão arterial e manter as artérias mais saudáveis.

Gengibre


Conhecemos os benefícios do gengibre para tratar resfriados e dores de garganta, isso porque ele ajuda a diminuir inflamações. Além disso, o gengibre diminui as dores crônicas e podem auxiliar a diminuir o colesterol.

Espinafre

A verdura que fazia o marinheiro Popeye combater o Brutus é rica em antioxidantes e betacaroteno, que aumentam a capacidade de combate a infecções do nosso sistema imunológico.

Iogurte


Iogurtes, principalmente os com lactobacilos vivos, estimulam o sistema imunológico. Eles são fontes de vitamina D, que regula o sistema imunológico e aumenta as defesas naturais do corpo contra doenças.

Amêndoas


Apenas meia xícara de amêndoas contêm a quantia diária recomendada de vitamina E. Ela é essencial na proteção das membranas celulares. Ela é rica em gorduras lipossolúveis, o que significa que a gordura é absorvida.

Açafrão


O açafrão é uma especiaria utilizada como anti-inflamatório no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide. Além disso, as altas concentrações de curcumina, podem ajudar a diminuir o dano muscular induzido pelo exercício.

Chá verde


O famoso chá verde é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante. Porém, onde o chá verde realmente se destaca é em seus níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, outro poderoso antioxidante. O EGCG demonstrou melhorar a função imunológica.

Mamão


Trata-se de uma fruta rica em vitamina C. Ela também possui uma enzima digestiva que possui efeitos anti-inflamatórios. Um mamão pequeno contém 224% da dose diária recomendada de vitamina C.

Kiwi

Rico em nutrientes como o potássio, vitaminas C e K. A vitamina C ajuda os glóbulos brancos a combater infecções, enquanto os outros nutrientes mantêm o corpo funcionando regularmente.

Leia também:
Desejos podem ser sinal que algo não anda bem
5 plantas que evitam a queda de cabelo 

Aves


Não é por acaso que os antigos faziam uma canja de galinha para quem estava gripado. As aves, como o frango e o peru, por exemplo, melhoram os sintomas de gripe, pois contêm altos níveis de vitamina B6. Essa vitamina é fundamental para uma série de reações químicas que ocorrem no nosso organismo. Também é vital para a formação de glóbulos vermelhos novos e saudáveis. O caldo feito por ossos de frango em ebulição contém gelatina, condroitina e outros nutrientes úteis para a cura e a imunidade do intestino.

Sementes de girassol

São cheias de nutrientes, incluindo fósforo, magnésio e vitamina B6. Também são riquíssimas em vitamina E, um poderoso antioxidante que regula o nosso sistema imunológico.

Mariscos

Alguns tipos de mariscos, como caranguejo e lagosta, por exemplo, são ricos em zinco, uma substância fundamental para que as células do sistema imunológico funcionem corretamente.

Quando estamos com a imunidade baixa podemos adoecer facilmente, mas com o consumos dos alimentos descritos acima, podemos manter a saúde, sem recorrer a muitos remédios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Aline Ouriques, a gata caminhoneira que está conquistando o Brasil

Sustentabilidade X Consumismo

Masterchef: Receita do Sonho da Chef Paola Carosella