5 problemas que podem impedir a amamentação

O aleitamento materno é um gesto de amor e dedicação, com toda certeza. Mas dizer isso, dá a errada impressão, de que, se a mãe não amamenta, ela não ama o seu bebê. Isso não é verdade, pois muitas mães tem dificuldade nessa fase e acabam ficando frustradas por não conseguirem amamentar.

5 problemas que podem impedir a amamentação


Assisti casos bem próximos, de mulheres que tentaram de todas as formas, mas o seio rachou, ou o leite secou, ou teve mastite e não conseguiram amamentar. Não vou dizer que para mim foi fácil, porque não foi, nas duas vezes os meus seios racharam e quando tive minha filha mais velha, meu seio empedrou, ficou tão feio, que chegou a dar febre.

Listei alguns problemas e suas soluções sobre a amamentação que eu acho que podem ajudar muitas pessoas.  Os principais problemas e dificuldades são: mastite, rachaduras, ingurgitamento mamário, mamilos planos ou invertidos ou falta de leite.

Mastite

A mastite é uma inflamação nas mamas, ela causa manchas vermelha e muita dor. Geralmente acontece por causa do  ingurgitamento mamário (empedramento). Para resolver, a mulher tem que procurar auxílio médico, que indicará medicamento apropriado.

Ingurgitamento mamário

É quando as mamas empedram. Isso acontece porque dois motivos: primeiro a mãe produz muito leite e o bebê não dá conta, segundo a mama não foi esvaziada adequadamente. O bebê deve mamar até o seio esvaziar, ficar murchinho mesmo, e só depois ele deve ser colocado no outro seio. Se depois que seu bebê mamar, você notar que ainda esta cheio, deverá ordenhar manualmente, para evitar que empedre e que dê uma mastite.

Rachadura no bico do seio

As rachaduras ocorrem ainda no hospital, e o maior problema que as causam é a pega incorreta do bico do seio. O bebê pega apenas o bico, enquanto o certo seria ele abocanhar todo mamilo. As rachaduras causa grande dor, então é melhor ajudar o bebê pega o mamilo e assim ele aprenderá. Para aliviar a dor e cicatrizar, os médicos recomendam o óleo de girassol, ele cicatriza rápido e é natural. Se não melhorar volte ao médico.

Mamilos planos ou invertidos

Mulheres que tem este problema devem pedir auxílio e orientação do profissional de saúde do hospital. Geralmente, a gravidez faz alterações no corpo e essas alterações podem fazer com que os mamilos fiquem mais salientes e ajude na hora de amamentar. Mas pode ocorrer a situação inversa, onde o mamilo fica mais para dentro o que impede o aleitamento. A melhor maneira de saber se vai dar certo é tentando. Se não conseguir, peça ajuda na maternidade, eles poderão te ajudar.

Leia também:
3 razões para amamentar
Como resolver os três maiores problemas da amamentação
Quais os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê?

Falta de leite

Nas primeiras 24 horas não temos leite mesmo e o bebê mama e parece que não fica satisfeito nunca (geralmente dá rachaduras e os seios doem), sai apenas o colostro, que é a primeira vacina dos nossos bebês. O grande segredo para ter bastante leite, além de tomar bastante água e se alimentar bem, é dar mama, sempre que o bebê quiser, dê o peito. A sucção é a maior produtora de leite materno.

Mas se mesmo com as dicas não conseguir, amamente-o com a mamadeira e não se sinta frustrada. Você é a mãe e fará de tudo para que seu filhote fique saudável e feliz. Ame-o muito e todo resto é resto.

Comentários