8 transformações no corpo que incomodam as gestantes

A gravidez é uma época muito importante na vida das mulheres, mas tem algumas transformações do corpo que podem prejudicar este momento mágico. Cabelos e unhas fracas e manchas no rosto são alguns dos problemas que as mulheres enfrentam nessa faz. Confira 8 dessas transformações que perturbam as gestantes:

8 transformações no corpo que incomodam as gestantes

Ganho de peso

Toda grávida engorda e é normal. Este aumento de peso acontece por causa das mudanças hormonais e varia de mulher para mulher. Geralmente o ganho de peso é o peso do bebê vezes dois. Mas existem mulheres que engordam até 30 k na gestação e isso é uma preocupação constante para gestante e para o obstetra. Para evitar o sobrepeso na gravidez, o ideal é apostar em uma alimentação equilibrada, evitando os excessos. Nada de comer por dois. Além disso, a gestante pode e deve praticar alguma atividade física voltada para gestantes.

Queda de cabelo

Os hormônios da gravidez afinam o cabelo e estimulam a queda. Este problema pode continuar durante a amamentação. Não é necessário tomar vitaminas ou suplementos. Se a queda for intensa, em tufos, e tiver relação com uma anemia, aí é o caso de fazer algum tratamento. Outro fator que acentua a queda dos cabelos é o estresse, típico na gestação, pois a mulher está se preparando para uma nova vida e isso pode ser angustiante e estressante.

Unhas quebradiças

A distribuição de nutrientes para o feto acaba prejudicando a mamãe, mas é por pouco tempo. Um sinal é as unhas fracas. A maioria dos ginecologistas indica um suplemento de ferro na gestação para diminuir este problema, pois a deficiência em ferro prejudica unhas e cabelos.


Linha nigra

Uma mancha vertical que surge na barriga e atravessa o umbigo, é resultado da progesterona. Depois do nascimento do bebê, ela tende a desaparecer por conta própria. Se sobrar algum vestígio, basta usar algum clareador ou peeling.

Leia também:
Gravidez depois dos 40, quais os riscos à saúde
A importância do pré natal durante a gestação
9 cuidados durante a gravidez

Auréolas

As auréolas também podem ficar escurecidas, do mesmo jeito que a progesterona estimula as manchas da pel. Nada preocupante: depois da gestação, tudo volta ao normal.

Estrias

As estrias são o maior medo das mamãe, mas é quase impossível se livrar delas. A pele da barriga vai esticar muito rápido e a produção de colágeno não consegue acompanha com isso aparecem as indesejáveis estrias. Uma forma de diminuir a formação das estrias é evitar coçar e hidratar muito bem a pele, pelo menos 2x ao dia. Um dos produtos mais utilizados é o Óleo de Amêndoas.

Oleosidade da pele

Algumas mulheres, durante a gravidez pode notar a sua pele mais oleosa, isso favorece o aparecimento de acnes e cravos. Na gestação é possível usar sabonetes para diminuir a oleosidade, mas cuidado com a recomendação do produto e do seu médico, não use nada muito forte. Outra opção é usar chás como o de camomila que acalmam a pele e tonificam.

Mancha na pele do rosto

As manchas da gravidez, são os melasmas, elas surgem por conta da ação hormonal do organismo. Quando a mulher pega sol, as manchas pioram e ficam escuras, por isso a grávida deve abusar do protetor solar. As manchas são muito difíceis de sair depois da gravidez, então, nesse caso, é melhor prevenir do que remediar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Aline Ouriques, a gata caminhoneira que está conquistando o Brasil

Sustentabilidade X Consumismo

Masterchef: Receita do Sonho da Chef Paola Carosella