Doenças de crianças VIII: Diarreia

Muitos casos de diarreia ocorrem depois da ingestão de alimentos contaminados. A causa é uma inflamação do intestino grosso, que normalmente desaparece dentro de um ou dois dias. As crises mais prolongadas podem ser graves. Os bebês e as pessoas idosas, frágeis, são particularmente mais vulneráveis, pois a perda de líquidos pode causar desidratação. Se a diarreia persistir por mais de 48 horas, chame um médico.

criança com dor

MÉTODOS NATURAIS
Consulta. Os naturopatas consideram a diarreia uma reação natural do organismo a substâncias indesejáveis, por isso não deve ser tratada com antidiarreicos, como o caulim, durante pelo menos 36 horas. Eles, no entanto realçam a importância de se evitar a desidratação do organismo, mantendo a ingestão de líquidos.

Autoajuda. As pessoas são aconselhadas a evitar alimentos durante 24 horas, bebendo apenas água mineral ou tomando 2 colheres de sopa de suco de maçã a intervalos regulares de 15 ou 30 minutos. Quando os sintomas diminuem, deve-se seguir uma dieta, começando com arroz cozido e água, sucos de vegetais ou sopas. Diz-se que o iogurte fresco pode contribuir para a melhora do intestino grosso Fazendo voltar a ter as condições necessárias à proliferação das bactérias protetoras, nos casos em que elas tenham sido destruídas pela infecção.

Recomece a tomar gradualmente outros alimentos sólidos, como cenouras cozidas, bananas, ovos cozidos e torradas, e depois, lentamente, retome a dieta normal. Esse esquema de dieta é também considerado eficaz para crianças, mas é aconselhável reduzir os alimentos a purês.

PLANTAS MEDICINAIS
Se a causa é uma infecção leve, os fito terapeutas aconselham a ingestão de 1 cápsula de óleo de alho 1 ou 2 vezes ao dia e 3 ou 4 colheres de sopa cheias 3 vezes ao dia de uma infusão de broto de goiabeira, anil-bravo ou carqueja, com 1 pitada de canela em pó, gengibre ou erva-doce. Utilize 1/2 litro de água para 25 g de ervas picadas. Cubra, deixe repousar 15 minutos e depois coe.

Homeopatia. Se a diarreia tiver sido causada por intoxicação alimentar, especialmente de carne, torne Arsenicum alb. se a causa for peixe contaminado ou se a crise ocorrer antes de um grande acontecimento, torne Carbo vegetabilis Torne a 6, 12ª ou 30ª potências de 1/2 em 1/2 hora, até contabilizar 6 doses, depois torne de hora em hora. Pare o tratamento assim que sentir melhoras nítidas.

Leia também:
Sucos e chás que combatem a Ansiedade 
4 remédios caseiros para as gripes e resfriados 

Para os sintomas causados por um susto ou agravados por tempo frio e seco, tome Aconitum napellus. Para crises particularmente graves, com suores frios, aconselha- se Veratrum album e, se a causa for tensão ou preocupação, Argentum nitricum Aromaterapia. Urna gota de óleo de hortelã- pimenta e 1 gota de óleo de cipreste em 1 colher de açúcar, de 2 em 2 horas, podem trazer alívio em crises de diarreia.

Pode-se também fazer um chá usando 1 gota de hortelã-pimenta, 1 de cipreste e  1 de sândalo ou camomila; beba 1 xícara de 2 em 2 ou de 3 em 3 horas até que os sintomas desapareçam. A diarreia nervosa deve ser tratada com óleos benéficos para a tensão.

Entre eles, incluem-se os de camomila, gerânio, zimbro, alfazema e sândalo. Ponha 3 ou 4 gotas em um chá. Como alternativa, utilize a mesma quantidade em 1 colher de chá de óleo neutro e massageie o abdome 2 vezes ao dia. Indicam-se também de 6 a 8 gotas no banho.

O que dizem os médicos 
o médico recomendará repouso e ingestão de grande quantidade de líquidos, permitindo que a crise desapareça gradualmente. Em casos graves, poderá receitar antibióticos, codeína ou um antidiarreico. Se a crise se prolongar por mais de 3 dias, o médico investigará outras causas, como APENDICITE ou COLITE.

Relacionadas:
  1. Amigdalite
  2. Assaduras
  3. Brotoejas
  4. Conjuntivite
  5. Sarampo
  6. Coqueluche
  7. Cólicas
  8. Diarreia
  9. Em breve mais doenças.

Comentários