Superalimentos encontrados na América Latina

alimentos funcionais Hoje à noite, no Globo Repórter vão falar dos "Super Alimentos", frutos, raízes e grãos que fazem bem a nossa saúde. São os alimentos mais nutritivos do mundo e que nos ajudam a evitar diversas doenças e melhoram em 100% a nossa qualidade de vida. Mas aonde podemos encontrar essas maravilhas e quais são elas?

Estes alimentos estão aqui, pertinho de nós, são as maravilhas da América Latina. Fiz uma introdução sobre o que veremos mais tarde. Temos neste post o nome de 6 verdadeiras joias em matéria de nutrição e prevenção a doenças. Pegue a sua listinha e vamos para a feira.

Quinoa Quinoa

A Quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. Pode ser substituta de vários alimentos convencionais, tais como o trigo (na produção de farinha), a soja (na produção de óleo), o milho (para biodiesel) e o arroz (na alimentação). Os especialistas dizem que o grão possui as mesmas proteínas do leite materno (um dos alimentos mais completos do mundo). Além da nutrição e das proteínas ela reduz os índices do colesterol ruim e dos triglicérides, evitando problemas cardiovasculares. Uma ótima aliada à saúde do coração.


Castanha-do-Pará ou Castanha-do-Brasil
 Castanha do Brasil

Alguns chamam de Castanha-do-Pará, outros de Castanha-do-Brasil, mas o maior produtor dessa castanha é a Bolívia. É um fruto com alto teor calórico e proteico  além disso contém o elemento selênio que combate os radicais livres e muitos estudos o recomendam para a prevenção do câncer (cancro). Um santo remédio, rica em Omega 3, as castanhas são eficientes ao combate de estresse e fortalecem a memória. Mas não pense em sentar e comer um quilo, uma por dia é o suficiente. A castanha é rica em selênio, o que ajuda no combate ao estresse, mas pode se tornar veneno se for consumida em grande quantidade.

Maca Maca

Muito utilizada, atualmente, em complementos alimentares, a  maca, é um vegetal crucífero nativo da região andina do Peru. Ela ajuda em diversos males, principalmente para nós mulheres. Combate o envelhecimento, aumenta a fertilidade e a libido. Fortifica os ossos, alem de diminuir os e intensifica o desejo sexual de quem o consome.

cacau

Cacau

Para quem adora o seu produto final, o chocolate, e nem imagina que este fruto é muito bom contra o envelhecimento celular.  Mas a recomendação é do cacau puro e cru e não do chocolate tradicional. Os pesquisadores criaram o chocolate tirado da semente sem torrar. Mas deve ser tomados algumas precauções, pois este produto tem um prazo de validade curto por não ter conservantes.

Açai

Açaí

Assim como qualquer outra fruta o Açaí também é um poderoso aliado da saúde, desde que seja consumido puro, sem farinha ou açúcar. Ele diminui muito o colesterol ruim e auxilia nos problemas do coração. 

Yacon


Yacon

É uma batata ou uma fruta? A resposta é simples, é uma batata que tem gosto de fruta. Pode ser consumida crua. Ela tem um tipo de açúcar que não engorda e é bom para os diabéticos e para quem quer perder peso.