Frutas laxativas: o Bonde das 7 maravilhas

Sofre com prisão de ventre é normal. Não, não é. Embora pareça, isso não é propaganda de iogurte. Já fiz uma matéria sobre os iogurtes funcionais e como eles podem nos auxiliar no nosso bem estar. Mas se você quer uma solução mais eficiente e menos agressiva do que laxantes, use as frutas.

frutas laxantes
Isso mesmo, existem 7 frutas que podem te ajudar a regular o intestino sem te causar aquelas cólicas infernais causadas pelos laxantes e o custo/benefício acaba sendo melhor do que os iogurtes. Conheça aqui o Bonde das 7 maravilhas:

Ameixa

Quem nunca ouviu a avó ou uma tia dizendo: "come uma ameixa que o intestino funciona como um reloginho", pois bem é verdade. A ameixa possui fibras e água, dois ingredientes essenciais para a hidratação intestinal e formação do bolo fecal. A quantidade ideal é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia. Minha receitinha para bebês que sofrem com o problema, como minha filha sofreu, graças ao leite em pó: ferva 2 ameixas seca com 2 xícaras de água, até a ameiva desmanchar, coe e deixe esfriar. Dê na mamadeira para o bebê. Minha filha ficava roxa e quase desmaiava de tanta força que fazia, depois do chá era só dar e a fralda já estava suja.

Leia também:
Ovos - 6 motivos para comer ovos diariamente 
4 remédios caseiros para gripe e resfriados 
9 mitos e verdades sobre as vacinas 

Mamão

O mamão também é conhecido como a fruta laxante. Pois é ele funciona mesmo, possui bastante fibras e água e é de fácil digestão. Isso facilita na sua digestão e dos demais ingredientes. O indicado é consumir de meia a uma unidade da fruta por dia. Experimente comer de manhã, sem açúcar e sem cereais, apenas a fruta. Para ficar mais apetitoso, descasque e coloque numa taça bonita.

Kiwi

Embora a aparência não seja muito agradável, ele é bem saboroso. Na minha opinião de paladar ele é uma mistura de morangos, abacaxi e maçã. Para fins de laxação é muito bom, pois possui uma substância chamada actiniidina, que é uma enzima proteolítica que estimula os receptores do cólon, auxiliando na mobilidade dessa estrutura e facilitando portanto a laxação. Além disso possui fibras naturais. Mas tome cuidado com os exageros. O ideal é consumir até dois kiwis por dia entre as refeições. Minha dica é consumir qualquer fruta in natura, sem adição de açúcares ou cereais. Domestique o seu paladar.

Abacaxi

Bom, esse é um santo remédio. Ele facilita a digestão e "destrói" as proteínas, tirando delas apenas o que é essencial. Por esse motivo é um ótimo laxante e também descongestionante. Consuma até duas fatias por dia, ou se preferir faça suco. O suco aumenta as propriedades diuréticas e antioxidantes do corpo, sendo ainda mais saudável. Quando você fizer carne de porco ou churrasco, experimente assar junto um abacaxi e comer com a carne. O sabor é surpreendente e a digestão é certeira.

Figo

Para o bom funcionamento intestinal, devemos ter em mente o que mais demora para ser digerido: a proteína. Agora é só procurar os frutos que ajudam na digestão de proteína. O figo é uma dessas frutas. Você deve ter pensado numa figada ou um figo em caldas, mas saiba que a melhor forma e a mais saudável de consumi-lo é in natura. É muito saboroso. Consumir de um a dois figos por dia já ajuda a melhorar a digestão.

Amora

Você gosta de amora? Vou contar pro seu pai que você namora. Essa fruta é muito rica em antocianinas, compostos antioxidantes e bactericidas que podem auxiliar na constipação intestinal. Além disso ela possui fibras que tem a habilidade de absorver a água, fazendo que o trânsito intestinal fique melhor ainda. A quantia diária indicada é de 1 xícara de chá de amoras por dia, e ela pode ser trocada pelas outras frutas vermelhas, como framboesa, morango e uva, sem problema algum.

Abacate

Sei que acham o abacate o grande vilão da dieta saudável por ser gorduroso. Mas a gordura, em caso de constipação são muito boas, pois as gorduras monoinsaturadas que pode auxiliar na lubrificação das fezes, facilitando assim a eliminação delas. O seu alto índice calórico pede moderação no consumo dessa fruta, de duas a três colheres de sopa por semana, intercalando com as outras frutas.

Outras dicas

Liberte o seu intestino e consuma essas frutas laxativas.
Beba bastante água.
Consuma fibras, como aveia, linhaça e cereais.


Comentários